Desfile naval e aéreo marcou o Dia da Marinha. A Marinha do Brasil realizou na manhã de ontem (11/06), um desfile naval e aeronaval pela orla da cidade do Rio de Janeiro (RJ) para celebrar o Dia da Marinha. Participara do evento 12 navios e oito aeronaves, incluindo um helicóptero UH-15 “Super Cougar” levando uma bandeira alusiva à data.
Em 11 de junho de 1865 ocorreu a Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo para os rumos da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o maior conflito na história da América do Sul. Esta data representa um momento singular no calendário da Força Naval Brasileira, que neste ano celebrou 158 anos daqueles feitos heroicos.
“Além disso, o dia 11 de junho rememora o legado de nossos antecessores e a importância de se possuir uma Marinha preparada e capacitada para defender a soberania e proteger os interesses do nosso País”, disse o Comando da Marinha do Brasil em nota.
A tradicional Parada Naval acontece há décadas, e tem o propósito apresentar à população os navios e as aeronaves responsáveis por proteger o território brasileiro e as riquezas da Amazônia Azul.
De acordo com o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e Comandante do Grupo-Tarefa da Parada Naval, Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, um dos principais intuitos do evento nesta data “é mostrar a nossa Marinha à sociedade, e a importância de se proteger nossos mares e rios, verdadeiras estradas marítimas e fluviais que abrem o país para o mundo, além de conterem incontáveis riquezas, cobiçadas por muitos. Os exemplos deixados por nossos heróis, na Batalha Naval do Riachuelo, nos fazem lembrar da importância de se ter uma Marinha sempre pronta para defender nossos interesses, onde for necessário”.
Participaram do desfile neste ano os seguinte meios:
Aeronaves: UH-12 “Esquilo” (2); UH-15 “Super Cougar” (2); SH-16 “Seahawk” (1), AH-11B “Wild Lynx” (1) e os jatos AF-1 “Skyhawk” (2).
Navios: Fragata “Defensora”, Fragata “Constituição”, Fragata “Liberal”, Fragata “União”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Júlio de Noronha”, Navio-Patrulha “Gurupá”, Navio-Patrulha “Macaé”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel” e Navio-Hidroceanográfico “Taurus”.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO