Rússia vai combinar seus Su-30 e Su-35 com os UAV Inokhodets. A Força Aerospacial da Federação Russa (RF-VKS) está prestes a implantar uma nova tática, visando garantir a superioridade aérea nos céus da Ucrânia. Segundo informações vindas da mídia de Moscou, A RF-VKS está pronta para realizar ataques de aeronaves tripuladas interagindo com aeronaves não tripuladas.
Esta possibilidade vem do mais recente desenvolvimento da empresa Kronstadt Group de São Petersburgo, que está colocando seu UAV de ataque de média altitude e longa resistência (MALE) Inokhodets-RU (Sirius), um drone comparado no ocidente ao General Atomics MQ-9.
O fato é que há poucos dias a Kronstadt concluiu os testes de voo dos Inokhodets como um Ala leal. Não se sabe ainda quantos foram produzidos e se Rússia está pronta para usar ele na guerra contra a Ucrânia operando ao lado dos Su-30 e Su-35 como ala leais.
O Inokhodets-RU estava fora dos planos há um ano e havia sido deixado “para algum desenvolvimento futuro”. A Rússia tinha outros drones em desenvolvimento. Mas com a guerra rompida em 24 de fevereiro de 2022, o Inokhodets-RU renasceu como uma Fênix das cinzas. Este drone é uma continuação de uma linha de drones conhecida na Rússia sob a marca genérica Orion. Ou seja, dependendo da missão a que se destina, o drone pode ser configurado de forma diferente.
O Inokhodets-RU pode ser armado com mísseis russos, entre eles míssil Vikhr-1. Sua envergadura é de 16 metros e ele pode transportar 250 kg de carga útil. Sua velocidade de cruzeiro é de 120 km/h (75 mph/65 kt), enquanto a velocidade máxima é de 200 km/h (120 mph/110 kt). Pode permanecer no ar por pelo menos 24 horas, desde que a carga útil seja reduzida para 70 kg. O drone tem alcance de 1.440 km e pode voar a uma altitude de 7.500 m (24.600 pés).
Quanto ao sistema de comunicação, as informações são escassas. Relatos da mídia russa afirmam que Inokhodets-RU será equipado com seu próprio sistema de comunicações por satélite. Também há rumores de que Inokhodets-RU pode receber bombas aéreas guiadas FAB-100 e KAB-100, OFAB-250. Todas as três atendem ao requisito máximo de carga útil.
Não é claro se ele será usado na Ucrânia, face a não se ter enformações se ele está 100% pronto e em quantidade para ser operado. Vale lembrar que a taxa de atrito dos Drones no conflito é muito alta, com perdas diárias.
Mas se for usado, o Inokhodets-RU permitirá, por meio de suas capacidades de inteligência, que os militares russos planejem bem a defesa dos territórios ucranianos ocupados temporariamente ou uma ação de acompanhamento mais profunda do que agora na Ucrânia. O drone tem sensores poderosos e pode ser usado para vigilância e ataque nos moldes do MQ-9.
Porém, ele pode fazer ou pelo menos é o que dizem os russos, um pouco mais que o MQ-9. Ele pode interagir com aeronaves tripuladas, fornecendo dados e até em teoria fazer taques coordenados. Nesse sentido, informações dizem que ele compartilhar dados e ações com o Su-35, Su-30 e até mesmo com o Su-34 para realizar ataques mais precisos e com menos exposição dos caças e bombardeiros.
Acredita-se que o Inokhodets-RU seja altamente adequado para uma resposta rápida, dando xeque-mate até mesmo em contra-ataques poderosos e altamente coordenados. No entanto, um relatório do ano passado disse que o drone tem uma vantagem oculta. De acordo com esse relatório, a Rússia testou o Orion e o Sirius como parte de um “reconhecimento tripulado e cadeia de ataque”.
Isto não é confirmado, mas segundo os russos, o drone aumentará as capacidades dos pares Su-30/drone ou Su-35/drone. Além disso, os aviões podem ser mantidos afastados e apenas os drones podem ser lançados na batalha. As munições guiadas e não guiadas a bordo do drone podem atuar como uma carga útil estendida dos Su-30/Su-34/Su-35.
Se ele isto for de fato um fato, vamos descobrir e sendo, fará da Rússia a primeira nação do mundo não só a operar um ala leal, mas a provar ele em combate. Existe muita expectativa com a ofensiva da primavera de ambos os lados e esta passa a ser mais uma, a da estreia dos Alas Leais.
@CAS