O míssil ar-ar de curto alcance IRIS-T foi está totalmente integrado no caça sul-coreano KF-21 Boramae. Os primeiros testes de integração do míssil, também conhecido como AIM-2000, ocorreram no mês de maio.
Passados apenas 10 meses desde seu voo inaugural, o KF-21 da Korean Aerspace Industrie (KAI) realizou o primeiro disparo real do IRIS-T. O teste inicial teve por objetivo comprovar a separação segura do míssil da aeronave. Após uma campanha de avaliações, agora o míssil europeu está totalmente integrado a nova aeronave de combate sul-coreana.
De acordo com a nota da Diehl Defense, o IRIS-T está pronto para equipar o novo caça sul-coreano KAI KF-21. Considerado um dos mísseis ar-ar mais avançados e precisos da sua categoria, o IRIS-T atualmente é utilizado nos caças Eurofighter Typhoon, JAS-39 Gripen, F-16, EF-18, F-5 e Panavia Tornado.
“O KF-21 Boramae está previsto para entrar em serviço operacional na Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) em 2026, e quando isto ocorrer, ele estará equipado com o IRIS-T como seu míssil padrão de curto alcance”, disse a Diehl Defense.
Empresa líder no fornecimento de mísseis guiados, a alemã Diehl Defense celebra a sua participação no programa do novo caça sul-coreano KF-21, salientando que “juntamente com a equipe da KAI alcançou total sucesso no objetivo do projeto do Boramae”.
Fonte: Diehl Defense
@FFO