Azerbaijão compra aeronaves Leonardo C-27J Spartan. A Leonardo anunciou ontem (08/06) a assinatura de um contrato com o governo do Azerbaijão, envolvendo a venda de aeronaves de transporte C-27J Spartan. A cerimônia de assinatura do documento foi realizada em Roma, na Itália, com representantes dos ministros da Defesa de ambos países.
A aquisição faz parte de um grande plano do governo do Azerbaijão para modernizar as suas Forças Armadas. O valor total e o número de aeronaves envolvidas no contrato não foi divulgado, mas sabe-se que será a versão mais recente, o C-27J NG (Next Generation).
“A colaboração comercial entre a Itália e o Azerbaijão foi fortalecida com a assinatura do contrato para o fornecimento do C-27J Spartan”, disse a fabricante Leonardo através de um comunicado de imprensa.
Os governos de Roma e de Baku tem fortalecido seus laços comerciais, iniciados no setor de energia e que agora avançam para o campo da defesa. A Itália tem comprado gás do Azerbaijão, como alternativa ao produto russo, depois da invasão na Ucrânia.
A Força Aérea do Azerbaijão (AzAF) se tornará a 18ª usuária do C-27J Spartan, ao lado da Itália, Austrália, Bulgária, Chade, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos (Exército/Guarda Costeira), Grécia, Lituânia, Marrocos, México, Peru, Quênia, Romênia, Turquemenistão e Zâmbia.
@FFO