Governo chileno desmonta monumentos com Hawker Hunter. A Força Aérea Chilena (FACH) retirou dos pedestais os jatos de ataque Hawker Hunter preservados pelo país. A ordem teria partido do gabinete do Presidente Gabriel Boric, e está gerando uma certa polêmica — especialmente, para os interessados pela história da aviação do Chile.
Além da remoção das praças públicas e das Bases Aéreas, o Museu Nacional da Aeronáutica e Espaço, localizado na capital Santiago, removeu do acervo todos os Hawker Hunter, e os escondeu sob lonas, longe dos dos visitantes.
Em resposta aos questionamentos do jornal La Tercera, a FACH informou que “se trata apenas de uma reorganização das aeronaves em exposição estática”. A resposta oficial não convenceu diversos setores, que suspeitam haver uma orientação política do governo federal, sendo atualmente comandado por um partido de esquerda.
Pesquisadores chilenos suspeitam que o real motivo para esconder os históricos jatos, estaria na celebração dos 50 anos das ações militares que levaram a tomada do poder pelo General Augusto Pinochet.
Em 11 de setembro de 1973, quatro Hawker Hunter do Grupo de Aviação Nº 7, sediado na Base Aérea de Concepción, bombardearam o Palácio de La Moneda, onde estava o então presidente Salvador Allende.
A tentativa de apagar fatos e personagens dos livros de história, especialmente quando se trata de assuntos militares, é uma prática comum dos governos de esquerda. Mesmo sem uma palavra oficial do presidente Boric, a ação realizada com os monumentos da FACH segue a doutrina empregada pelos partidos socialistas.
Entre 1967 e 1995, a Força Aérea Chilena operou 53 Hawker Hunter adquiridos em diversos lotes. Eles foram desativados com a chegada dos Mirage V Elkan, e, desde então, muitos foram preservados.
Abaixo uma lista com os prováveis monumentos com Hawker Hunter no Chile:
J-702 Comando Logístico, El Bosque
J-712 Escola de Especialistas, El Bosque
J-718 (biplace) Museu Nacional Aeronáutico, Santiago
J-722 Praça Quintero, Valparaiso
J-724 Museu Nacional Aeronáutico, Santiago
J-725 Academia de Guerra
J-726 Praça em Puerto Montt
J-727 Base Aérea Cerro Moreno, Antofagasta
J-731 Edifício do Comando da FACh, Los Cerrillos
J-734 Museu Nacional Aeronáutico, Santiago
J-735 Museu Nacional Aeronáutico, Santiago‘
J-741 Praça Villa Carrizo Antofagasta
J-744 Museu Nacional Aeronáutico, Santiago
J-749 Base Aérea Cerro Moreno, Antofagasta
J-750 Museu Nacional Aeronáutico, Santiago
* A lista acima foi elaborada com o auxílio do pesquisador chileno Álvaro Romero.
Interessante lembrar que um Hawker Hunter T72 (biplace) ex-FACh J-736, foi comprado pela Embraer 2001. Matriculado PP-XHH, ele foi utilizado como “aeronave paquera” para tomadas de imagens e fotografias ar-ar até 2018, quando foi vendido para o Reino Unido (detalhes aqui).
@FFO