Holanda escolhe Airbus H225M Caracal para Forças Especiais. A Força Aérea Real Holandesa, ou Koninklijke Luchtmacht (KLu) divulgou recentemente seu plano de substituir os envelhecidos helicópteros de transporte AS532U2 Cougar por até quatorze novos Airbus H225M Caracal.
A informação foi divulgada pelo Secretário de Estado Christophe van der Maat, em 05 de junho, em uma entrevista ao periódico De Telegraaf. Previsto para iniciar em 2028, o projeto terá um investimento entre 1,5 e 2 bilhões de euros.
“Com esta nova capacidade, estamos expandindo nossas próprias capacidades para conduzir operações especiais de forma independente em situações de conflito”, disse Van der Maat ao jornal.
A decisão pelo H225M chegou após alguns anos de estudos do Alto Comando da KLu sobre o futuro da sua frota de helicópteros de transporte multimissão. Como sucessor natural da família Puma e Cougar, o Caracal foi desenvolvido pela Airbus para atender uma ampla gama de operações militares, em especial o suporte as Unidades de Forças Especiais, um requisito desejado há muito tempo pelas Forças de Defesa da Holanda.
A KLu recebeu os primeiros helicópteros AS532U2 Cougar em 1996. Atualmente opera uma frota de uma dúzia dessas aeronaves todas reunidas na Base Aérea de Gilze-Rijen, sede do Esquadrão 300, subordinado ao Comando de Helicópteros de Defesa (DHC).
Os Cougar realizam uma ampla gama de missões como transporte de tropas, transporte logístico, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios, além de operações marítimas a partir de navios da Marinha Real Holandesa.
Os Cougars do Esquadrão 300 deverão operar até a implantação operacional dos dos novos H225M. Para isso, a KLu trabalha em um projeto de atualização que estenderá a vida operacional dessas aeronaves até 2035. Nesse período, o Esquadrão 300 será convertido em uma Unidade de apoio de Forças Especiais, para atender as necessidades das Forças de Defesa Holandesa.
@FFO