GE Aerospace fornecerá motores para os aviões-tanque LMXT. As empresas Lockheed Martin e Airbus selecionaram a GE Aerospace como fornecedora dos motores para o projeto do futuro avião-tanque estratégico LMXT, que será oferecido em licitação para USAF. O motor escolhido foi CF6-80E1 produzido pela GE Aerospace.
O LMXT será uma solução para suprir a aposentadoria da frota de KC-135 que será implementada pela USAF nos próximos anos. O projeto é construído sob a plataforma testada e comprovado do Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT).
“A frota de reabastecedores da América desempenhará um papel crítico no cumprimento dos requisitos de missões futuras. Isso significa que o LMXT deverá usar tecnologias comprovadas, como a plataforma A330 MRTT e o motor GE CF6. Esta parceria com a GE Aerospace demonstra como o LMXT fortalecerá a base industrial crítica de aviões-tanque dos EUA”, afirmou Greg Ulmer, Vice-Presidente Executivo da Lockheed Martin.
A família CF6 equipa quase 70% da frota mundial de aeronaves de fuselagem larga (widebodies), e abrange mais de 50 anos de know-how e experiência da GE no desenvolvimento de motores aeronáuticos.
“O avião-tanque LMXT é a aeronave ideal para receber o motor GE CF6-80E1. Desenvolvido exclusivamente para os Airbus A330, essa versão do motor CF6 oferece uma combinação de excelente confiabilidade, resistência e tempo de voo, requisitos essenciais para uma plataforma de reabastecimento em voo militar. A GE Aerospace tem o orgulho de se juntar aos parceiros de longa data Lockheed Martin e Airbus no LMXT”, disse Amy Gowder, Presidente e CEO da Divisão de Defesa e Sistemas da GE Aerospace.
A primeira versão do CF6 entrou em serviço em 1971, com uma história de serviço nas principais plataformas comerciais e militares, como o gigante Lockheed Martin C-5M Super Galaxy. Nessas mais de cinco décadas, a GE Aerospace já entregou mais de 8.500 motores da família CF6.
O anúncio segue um processo de seleção competitivo focado em fornecer uma solução de melhor valor para a USAF. Ao selecionar um motor utilizado em várias plataformas da própria Força Aérea, o LMXT se alinha com uma cadeia de suprimentos e de suporte logístico que pode se traduzir em maiores taxas de prontidão.
Fonte: Lockheed Martin
@FFO