Delegação militar chinesa visita o Exército Brasileiro. Uma delegação de 18 militares das Forças Armadas da China visitou o Quartel-General do Exército do Brasil, na Capital Federal. São 17 Oficiais-Generais e um Coronel, todos integrantes da Universidade de Defesa Nacional da China, que estão no país desde o dia 30/05, com o objetivo de elaborar estudos estratégicos conjuntos.
A delegação militar chinesa é chefiada pelo General Sênior Zheng He, da Universidade de Defesa Nacional. Acompanha a visita o General Zhang Linhong, Adido Militar da Embaixada da China no Brasil.
“A cooperação militar entre o Brasil e a China tem uma longa história, e esta visita visa a aprofundar ainda mais as relações”, disse o General Fernando José Sant´ana Soares e Silva, Chefe do Estado-Maior do Exército, ouvido pela Revista Oeste.
No QG do Exército, a delegação chinesa foi recebida pelo General de Brigada Rocha Lima, Chefe do Escritório de Projetos do Exército. No evento, a comitiva assistiu a apresentações sobre as características e os projetos estratégicos da Força.
A passagem dos generais chineses pelo Brasil incluiu ainda uma visita ao Rio de Janeiro, onde os militares conheceram a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Forte de Copacabana. A ação é coordenada pelo Ministério da Defesa, pela Aditância de Defesa da China e pela Embaixada da China em Brasília.
As visitas de militares estrangeiros a outros países é algo muito frequente e que ocorre rotineiramente. Entretanto, neste caso especialmente, Roseann Kennedy, colunista do jornal Estado de São Paulo, disse que os Estados Unidos estão observando com desconfiança essa visita dos chineses ao Brasil.
De acordo com a Revista Oeste, recentemente, o Exército Brasileiro não teria convidado a China para participar de um seminário sobre doutrina militar no Comando de Operações Terrestres, realizado na Capital Federal. Ao tomar conhecimento da situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria determinado ao ministro da Defesa, José Múcio, que o convite fosse feito.
Por sua vez, dois Coronéis do Exército Brasileiro foram a China para participar do Simpósio de Altos Oficiais Militares da América Latina e do Caribe. O evento ocorreu entre 20/05 e 09/06 nas cidades de Pequim, Xi’an, Wuhan e Xangai. Segundo a Oeste, o governo chinês teria pago parte dos custos da viagem dos oficiais brasileiros.
Brasil e China mantêm um acordo de cooperação bilateral assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente chinês Hu Jintao que prevê “visitas mútuas” de navios e aeronaves militares.
@FFO