Primeiro pouso noturno do MiG-29K no porta-aviões indiano INS Vikrant. Um caça naval MiG-29K da Marinha Indiana (IN) realizou o primeiro pouso noturno no porta-aviões INS Vikrant (R11). A operação histórica ocorreu na noite de 24 de maio, enquanto o porta-aviões indiano navegava no Mar da Arábia.
Em comunicado, a Marinha Indiana informou que o INS Vikrant atualmente passa por “testes de certificação de operações aéreas e integração de voo, incluindo aeronaves de asas rotativas e fixas. Os primeiros pousos diurnos de caças navais ocorreram em 06 de fevereiro, e desde então são realizados pousos diurnos e noturnos de helicópteros. Esses testes tem como objetivo alcançar a Capacidade Operacional Total o mais cedo possível”, afirmou.
Fabricado localmente, o porta-aviões INS Vikrante foi comissionado em setembro do ano passado. Em fevereiro, caças navais MiG-29K e HAL Tejas LCA (Light Combat Aircraft), realizaram os primeiros pousos diurnos a bordo da embarcação.
Para as operações dos aviões de asas fixas, o INS Vikrant é equipado com o sistema STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), no qual a decolagem é realizada em uma pista do tipo “ski jump” e o pouso ocorre com auxílio de ganchos de parada.
Quando completamente operacional, o porta-aviões terá um grupo de combate composto por uma dúzia de caças navais MiG-29K. O outro porta-aviões da Marinha, o INS Vikramaditya, opera com esses caças de origem russa.
A Marinha Indiana planeja aposentar os MiG-29K por novas aeronaves que estão sendo desenvolvidas localmente sob o projeto TEDBF (Twin Engine Deck Fighter), previsto para fazer seu voo inaugural em 2026 e entrar em produção em 2031.
Além disso, conforme noticiamos anteriormente, a Marinha Indiana deverá comprar um lote de 26 caças navais Dassault Rafale M. Os franceses bateram os americanos F/A-18 Super Hornet, nos testes realizados na Estação Naval de Goa em 2022.
Com 45.000 toneladas, o INS Vikrant foi construído cerca de 75% de componentes locais pelo Estaleiro Cochin, de Kerala, no sul do país. Ele tem 262 metros de comprimento, 60 metros de altura (da quilha ao mastro), autonomia para navegar mais de 7.500 milhas náuticas, velocidade máxima de 28 nós, e é tripulado por cerca de 1.600 marinheiros. Apenas os Estados Unidos, o Reino Unido, a Rússia, a França e a China possuem capacidade para construir um porta-aviões dessa classe.
Quando completamente operacional, o INS Vikrant poderá ter uma Ala Aérea embarcada composta por 30 aeronaves, incluindo novos caças navais (atualmente os MiG-29K), helicópteros Kamov Ka-31 e MH-60R, entre outros.
Fonte: Hindustans Times
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