Último TAV-8B Harrier II dos Mariners revisado pelo FRCE. O Centro de Manutenção de Aviação da Região Oeste da Marinha dos Estados Unidos (FRCE – Fleet Readiness Center East), sediado na Estação Aérea dos Fuzileiros (MCAS) de Cherry Point, na Carolina do Norte, entregou em 11 de maio, o último TAV-8B Harrier II revisado, encerrando assim o Programa de Inspeção (PMI) do modelo.
A aeronave liberada foi o TAV-8B (versão de treinamento), matrícula naval (BuNo) 163196/WP-32, pertencente ao Esquadrão de Ataque Naval 223 (VMA-223) “Bulldogs”. Com essa entrega, o FRCE encerra oficialmente o PMI do Harrier II.
O Comando de Aviação Naval dos Estados Unidos (NAVAIR) trabalha para desativar a frota restante de AV-8B/TAV-8B Harrier II dos Fuzileiros Navais (USCM) até 2027, quando todos serão substituídos por novos Lockheed Martion F-35B Lightning II. Com isso, o programa AV-8 do FRCE fará a transição em breve para o suporte de outras plataformas.
No próximo ano e meio, estão previstas mais três aeronaves entrar na inspeção geral em nível de depósito, antes que o NAVAIR declare encerrado o PMI em todos seus FRC. Até a aposentadoria da última aeronave, os Centros de Manutenção irão desmontar as células que serão desativadas, retirando as peças e componentes para a frota operacional remanescente.
Em 31 de maio de 2023, o VMFA-542 “Flying Tigers”, baseado na MCAS Cherry Point, recebeu o primeiro F-35B Lightning II operacional de um Esquadrão USMC localizado na Costa Leste. Os “Flying Tigers” começaram sua transição do AV-8B Harrier II para o F-35B Lightning II em 1º de dezembro de 2022.
Fonte: FRCE/NAVAIR
@FFO