Acidente com jato Kiran da Força Aérea Indiana. Um jato HAL HJT-16 Kiran Mk2 da Força Aérea Indiana (IAF) caiu hoje (01/06), no distrito de Chamarajanagar, em Karnataka, durante uma missão de treinamento de rotina. Os dois tripulantes (incluindo piloto do sexo feminino) conseguiram ejetar em segurança, enquanto o jato ficou completamente destruído.
A aeronave, matrícula U692, havia decolado da Base Aérea de Bengalore, e caiu em um campo aberto, perto da vila de Bhogapura. Populares auxiliaram os dois pilotos após a queda, e os identificaram como sendo Tejpal e Bhumika. Eles sofreram ferimentos leves e foram posteriormente levados por um helicóptero de resgate da IAF para uma unidade de saúde em Bengalore.
“Ao ouvir um forte estrondo, os moradores correram para o local e encontraram a aeronave ainda em chamas. Eles imediatamente alertaram a polícia local e o corpo de bombeiros e prestaram assistência inicial aos dois pilotos que ejetaram com segurança. Os populares guardaram o local até a chegada da polícia, que isolou a área e montou um abrigo provisório para os pilotos”, informou o a mídia local.
Conforme Katyayani Devi, vice-comissário do distrito de Chamarajanagar, ouvido pela reportagem, um dos pilotos teria sofrido ferimentos na coluna cervical, enquanto o outro sofreu ferimentos na boca.
Em comunicado nas suas redes sociais, o Comando da IAF informou: “Uma aeronave de treinamento Kiran da IAF caiu perto de Chamrajnagar, Karnataka hoje, durante uma surtida de treinamento de rotina. Ambos tripulantes ejetaram com segurança. Um inquérito foi ordenado a apurar a causa do acidente.”
Como de costume, a Martin-Baker, fabricante do assento ejetável H4HA, modelo que equipa os Kiran da IAF, divulgou um comunicado nas suas redes sociais, informando que com esses dois tripulantes, os seu equipamentos já salvaram 7.697 vidas.
Produzido localmente pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), o HJT-16 Kiran é um jato de avião de treinamento intermediário desenvolvido na década de 1960 a pedido da Força Aérea Indiana. Com mais de 50 anos em serviço, essas aeronaves estão chegando ao final da sua vida util. Estima-se que mais de uma centena de Kiran ainda estejam em serviço no Comando de Treinamento da Força Aérea Indiana.
@FFO