Moscou sob ataque de drones ucranianos. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse na terça-feira – 30/05, que o país irá tomar “medidas mais severas” em resposta a um ataque de drones kamikazes a capital Moscou efetivado na manhã do mesmo dia.
“As garantias de oficiais da OTAN de que o regime de Kiev não lançaraia ataques em território russo provam ser completamente hipócritas”, disse o ministério em um comunicado. “A Rússia se reserva o direito de tomar as medidas mais duras possíveis em resposta aos ataques terroristas do regime de Kiev”.
Também no dia 30/05 o presidente da Rússia – Vladimir Putin, disse que um ataque de drones em Moscou no início do dia visava “alvos civis” e que as defesas aéreas da capital seriam reforçadas. Segundo fontes russas a Ucrânia lançou “um ataque terrorista com drones” em Moscou, onde vários edifícios danificados. É a primeira vez que Moscou foi alvo de um ataque deste porte em uma única operação. A Ucrânia nega a realização dos ataques.
Os militares russos afirmam que oito drones e fabricação ucraniana – a princíciio o Ukrjet UJ-22 Airborne foram usados nos ataques. Três deles foram suprimidos por guerra eletrônica, perderam o controle e se desviaram de seus alvos pretendidos. Outros cinco foram abatidos pelo sistema de mísseis terra-ar Pantsir-S na região de Moscou. Ao menos três prédios foram danificados no sul e sudoeste de Moscou, que deixaram duas pessoas feridas:
@CAS