Iraque com JF-17 Thunder? A Força Aérea Iraquiana (IQAF) estaria em estágio avançado de negociação para a aquisição de doze jatos combate CAC/PAC JF-17 Thunder Block 3, por um valor aproximado de US$ 664 milhões.
Tem pelo menos dois anos que a IQAF demonstra interesse no supersônico JF-17, produzidos pela joint-venture sino-paquistanesa da Chengdu Aircraft Corporation (CAC)/Pakistan Aeronautical Complex (PAC). Em 14 de julho de 2020 o Embaixador do Iraque no Paquistão, SE Sr. Hamid Abbas Lafta, fez uma visita às instalações da PAC em Kamra, onde recebeu a maquete do Thunder.
Em outubro do mesmo ano, o então Major-General Shihab Jahid Ali Shakarchi, Comandante da Força Aérea Iraquiana, também visitou a Pakistan Aeronautical Complex e a sede da Força Aérea do Paquistão, em Islamabad, em uma demonstração de interesse nos JF-17.
Em 2021 o General iraquiano Mehdi retornou a PAC, no Paquistão, para novas conversas relacionadas à potencial compra do JF-17. Quatro meses depois, diversas informações surgiram nas redes sociais, dando conta de “avançadas negociações para o fechamento do pedido dos jatos pela IQAF”.
Apesar de nunca haver uma confirmação oficial, especialistas estimam que é questão de tempo para a Força Aérea Iraquiana anunciar a compra dos supersônicos.
@FFO