China moderniza frota de caças do Comando Oriental do PLA. O Comando Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA) recebeu um lote de novos caças-bombardeiros J-16. Essas avançadas aeronaves substituíram antigos jatos combate e reforçam a Unidade do PLA que é responsável pela região da Ilha de Taiwan.
A informação foi divulgada pela televisão estatal chinesa CCTV, que mostrou uma recente reportagem do primeiro treinamento aéreo envolvendo os novos caças do Comando Oriental do PLA. De acordo com a reportagem, diversos J-16 decolaram de um aeródromo ao norte da província de Jiangsu, no leste do país, e voaram em direção a uma região-alvo onde completaram uma série de manobras de treinamento. Esta foi a última fase da conversão dos pilotos da Unidade, informou a CCTV.
“A nova aeronave J-16 tem maior capacidade de voo e melhores desempenho em comparação com as aeronaves anteriores. Isso exige que os pilotos superem alguns de seus antigos hábitos para fazer o melhor uso da nova aeronave”, disse Zhang Zhencheng, Vice-Chefe de Brigada do Comando Oriental à jornalista da CCTV.
A modernização para os novos J-16 indica que o Comando Oriental do PLA provavelmente desativou seus antigos caças J-7 ou J-8 legados, disse um especialista militar de Pequim, sob anonimato, ao Global Times.
A China está desativando aeronaves antigas em um movimento para modernizar sua frota de aviões de combate. Isso significa um grande avanço para a Brigada em termos de capacidade de combate, disse o especialista.
Considerado pelos analistas como o segundo caça mais poderoso da China, depois do furtivo J-20 de quinta geração, o caça-bombardeiro multifuncional pesado J-16 é considerado de geração 4,5, capaz tanto de combate aéreo quanto de ataque terrestre. Ele também pode atuar ao lado dos J-20, aproveitando sua grande capacidade de transporte de carga útil, disseram analistas.
Frequentemente esquadrilhas de J-16 são monitorados e avistados pela autoridade de defesa de Taiwan, em voos de treinamento no entorno da Ilha.
Fonte: Global Times
@FFO