Único Dassault Mirage III civil do mundo foi aposentado na Suíça. O único Mirage III civil em operação no mundo, recentemente foi forçado a se aposentar. A entidade suíça Association Espace Passion, mantinha o jato em condições de voo e vendia pacotes para os interessados em experimentar a sensação de voar neste icônico supersônico.
Entre 1982 e 2003, o Dassault Mirage III DS (biplace) pertenceu à Força Aérea Suíça (Schweizer Luftwaffe), onde voava com a matrícula militar J-2012. Comprado pela Association Espace Passion, logo após sua retirada do serviço militar, o jato passou três anos sendo preparado para as iniciar sua vida civil, sob a matrícula HB-RDF.
Seu primeiro voo civil ocorreu em 2008, e desde então ele era oferecido para quem quisesse experimentar um voo nesses clássico da aviação de combate. Para embarcar no assento traseiro do Mirage III DS suíço, o aventureiro desembolsava em média 16.000 francos suíços (cerca de US$ 17 mil). Apesar do valor salgado, havia uma fila de espera.
No último dia 31 de março, os passageiros que aguardavam ansiosamente o dia do seu voo no HB-RDF foram pegos de surpresa por um anuncio do Escritório Federal de Aviação Civil da Suíça (FOCA), que retirava a licença de voo do caça. A alegação é que alguns componentes do motor SNECMA ATAR 9C, que equipa o Mirage III, teriam ultrapassado sua vida útil.
Sem a possibilidade de manter as operações, a Association Espace Passion negociou com a FOCA uma autorização especial para realizar a cerimônia de despedida do caça. Para isso, a Associação contou com o apoio técnico da Força Aérea Paquistanesa, que ainda opera uma frota considerável de Mirage III e que forneceu alguns componentes para o motor.
Assim, na quinta-feira (25/05), foi realizado em Payerne, o evento de despedida do Mirage III HB-RDF e também da aposentadoria do seu experiente piloto Thierry Goetschmann. O último voo, que teve como passageiro o presidente da Association Espace Passion, Peter Egger, foi até a Base Aérea de Emmen. No retorno, o Mirage III foi escoltado por quatro F/A-18 Super Hornets da Força Aérea Suíça e um Mirage 2000 da Força Aérea Francesa. Antes do pouso final, Goetschmann efetuou dois toques-e-arremetidas na pista de Payerne, local onde fica o Museu de Aviação da Associação onde ficará exposto o HB-RDF.
Fonte: Cockpit
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