Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.
Comando da Força Aeronaval participa da Comissão ADEREX-2023
O Comando da Força Aeronaval participou da Comissão ADEREX-2023 realizada no período de 08 a 12 de maio, na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). Durante a missão, cerca de 2 mil militares embarcaram em navios e aeronaves. Foram empregados: navio aeródromo, de escolta, submarino, de socorro submarino, helicópteros e aviões de ataque e de patrulha, que operaram em conjunto ampliando as capacidades. Aeronaves de caça e ataque atuaram também como inimigos, gerando reações de defesa com os sistemas de armas dos navios.
“O ponto central da ‘ADEREX’ é elevar o nível de treinamento das tripulações dos navios e aeronaves, operando em conjunto, com exercícios mais avançados de ataque e defesa. Os exercícios gerados durante o treinamento retratam situações de emprego real”, disse o Comandante do Grupo Tarefa, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2a Divisão da Esquadra.
A operação “ADEREX” ocorre diversas vezes ao longo do ano, com exercícios de complexidade crescente, tanto no período diurno, como noturno. A missão visa a qualificar os tripulantes de modo individual e em equipe, no emprego de todas as capacidades dos navios e a atuação de meios navais e aeronavais de forma integrada e simultânea.
Para o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, a operação é uma excelente oportunidade de treinamento das tripulações dos navios, aeronaves e submarino que compõem o Grupo-Tarefa.
“Ressalto o sucesso no lançamento do torpedo e do míssil, podendo constatar o bom funcionamento e a eficácia dos sistemas de armas. Ainda tivemos a oportunidade de realizar exercícios de controle aéreo de interceptação e de operações antissubmarino. O resultado foi bastante positivo para incrementar a prontidão da Esquadra”, destaca o Almirante.
CIAAN realiza treinamento de sobrevivência, escape e evasão para alunos do CAAVO
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou o treinamento teórico e prático de sobrevivência, escape e evasão.
Durante a evasão, os Oficiais-Alunos tiveram por objetivo alcançar um Ponto de Extração Pré-Definido (SAR DOT) em um plano de evasão, para serem recuperados por uma aeronave do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2). Para isso, foi necessário aplicar técnicas, táticas e procedimentos balizados em doutrinas internacionais, como da OTAN, que proporciona ao militar extraviado lograr êxito na sobrevivência em combate e abandono de área hostil.
Os Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR) foram responsáveis por conduzir os adestramentos realizando palestras e oficinas em que se ensinam a conduta do evasor, como técnicas de camuflagem, sinais e gestos, despistamento, noções de armadilhas anti-pessoal, comunicação, senhas, códigos e procedimentos de autenticação previstos na doutrina de Busca e Salvamento em Combate.
Na ocasião, foi possível manter os treinamentos e qualificação do TAR na execução de operações de resgate em ambiente hostil ou potencialmente hostil conhecida internacionalmente como Personnel Recovery, tal doutrina tem sido importada da Força Aérea Brasileira que aplica os procedimentos de Busca e Salvamento em Combate permitindo a interoperabilidade entre as Forças na aplicação dos meios para o resgate.
Oficiais alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação realizam Viagem de Estudos
Entre os dias 03 e 14 de maio, doze alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO 2023) realizaram a Viagem de Estudos, como parte do currículo do Curso ministrado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).
O propósito da viagem foi proporcionar o contato inicial dos alunos com a indústria aeronáutica e de material bélico, instalações de pesquisa e tecnologia aeronáutica, de controle do tráfego aéreo, de defesa aérea, simuladores de voo, Organizações Militares operativas de aeronaves de asa fixa e rotativa de outras Forças e órgãos de interesse ao ensino e à cultura científica dos futuros Aviadores Navais, incrementando sobremaneira a formação dos mesmos.
Durante a Viagem, foram visitadas as Unidades de Aviação do Exército Brasileiro (EB) sediadas em Taubaté-SP, as de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira em São José dos Campos-SP, os Esquadrões de Instrução e Demonstração na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga-SP, o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e o 2º/6º Grupo de Aviação em Anápolis-GO, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA-1) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em Brasília-DF.
Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia realiza adestramento de escape de aeronave submersa no CIAAN
No dia 3 de maio, foi realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) o adestramento de escape de aeronave submersa pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER-PMBA).
Na ocasião, foi ministrada aula teórica sobre a Unidade de Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (UTEPAS) pelo Grupo de Busca e Salvamento (GSAR) e, a seguir, realizado o adestramento prático. No total 11 militares cumpriram a atividade com afinco e vibração, sendo 05 pilotos e 06 operadores aerotáticos.
O GRAER-PMBA é um Grupamento multimissão conhecido também como “Guardião”, onde diuturnamente apoiam o efetivo terrestre em diversas ações policiais, transporte e resgate aeromédico, busca e salvamento aquático, salvamento em altura e diversas outras operações de alta complexidade, além de realizar várias palestras pelo Brasil, discutindo sobre segurança pública e compartilhando as experiências inerentes ao serviço policial aéreo.
1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas recebe visita do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia
No dia 3 de maio, o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) recebeu a visita de uma comitiva de militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER). Nessa ocasião, o Comandante do Esquadrão, Capitão de Mar e Guerra Fábio Bernardo Nunes, apresentou aos membros da comitiva as instalações e a aeronave RQ-1 “ScanEagle”. Os militares tiveram a oportunidade de presenciar o recolhimento da aeronave por meio do SkyHook.
A visita contribuiu para o intercâmbio de conhecimentos entre ambas as Organizações Militares e para o estabelecimento de laços que propiciem futuras operações conjuntas.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO