VÍDEO: bombardeiros B-1B da USAF pousando na RAF Fairford. A USAF enviou bombardeiros supersônicos Rockwell B-1B Lancer para a Base Aérea da RAF em Fairford. As primeiras aeronaves do Comando de Ataque Global da Força Aérea (AFGSC), pousaram no Reino Unido em 23 de maio, dando início a implantação da Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF) Europe 2023-3.
Utilizando o código de chamada “SPICY21” (matrícula 86-0105) e “SPICY22” (86-0103), os B-1B da 7ª Ala de Bombardeiros (7th BW), voaram mais de 12 horas diretamente da Base Aérea de Dyess (código de cauda “DY”), no Texas, Estados Unidos, para a Europa, em uma demonstração de agilidade e capacidade do AFGSC de se posicionar em qualquer lugar do mundo.
Serão quatro B-1B que irão compor o 9º Esquadrão de Bombardeiros Expedicionários (9th EBS) na RAF Fairford. Durante a BTF Europe 2023-3, os Lancers da USAF conduzirão missões de Policiamento Aéreo e Blindagem Aérea da OTAN em toda a região do Mar Báltico.
Cabe ressaltar que durante o voo de translado, os B-1B da USAF foram interceptados por um caça Sukhoi Su-27 da Força Aérea Russa, enquanto passavam pelo Mar Báltico, em espaço aéreo internacional.
As rotações do BTF apoiam os objetivos da Estratégia de Defesa Nacional dos EUA por meio de “previsibilidade estratégica” e “imprevisibilidade operacional”, e a rotação constante de bombardeiros estratégicos no teatro europeu permite a interoperabilidade e aumenta a prontidão operacional.
@FFO