No último dia 13 de julho de 2020 ocorreu a cerimônia de retirada de serviço do primeiro McDonnell Douglas KC-10A Extender da frota da USAF. A aeronave oriunda da 305th Air Mobility Wing, baseada na Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, de Nova Jersey, foi recebida com jatos d´agua (water salute) dos bombeiros na 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG) em Davis AFB, Montana.
O AMARG é a unidade conhecida como “The Boneyard” (O Cemitério), sendo responsável por armazenar mais de quatro mil aeronaves militares retiradas de serviço das mais diversas forças armadas dos Estados Unidos.
Baseado no clássico trijato comercial McDonnell Douglas DC-10, o KC-10 Extender cumpre missões de transporte de tropas, cargas e reabastecimento em voo. Entrou em serviço na USAF em março de 1981 e, desde então, participou de todas as mais importantes operações militares conduzidas pelas forças armadas americanas. Ao todo a USAF recebeu 60 unidades do KC-10A.
O primeiro KC-10A retirado de serviço é o AF 86-0036, que estava há 33 anos em serviço, e que agora, servirá como fonte de peças de reposição para o restante da frota, que atualmente conta com 58 aeronaves no inventário. A previsão da USAF é retirar de serviço mais dois KC-10 ainda neste ano.
Ainda não há uma data definida para a aposentadoria do último KC-10, mas o certo é que eles estão cedendo espaço para o novo vetor de reabastecimento em voo da USAF, o Boeing KC-46 Pegasus (versão militar do Boeing 767), que ocupará gradualmente o espaço deixado pelo trijato.
@FFO