F/A-18D Hornet é o mais novo “avião-paquera” da NASA. A NASA está finalizando a preparação do seu mais novo “avião-paquera” (“chase-plane”), um F/A-18D Hornet recebido da Marinha dos Estados Unidos (USN). Uma das primeiras missões da nova aeronave do Armstrong Flight Research Center da NASA (AFRC), será acompanhar o voo inaugural do X-59 QueSST, que ocorrerá ainda neste ano.
O F/A-18D, matrícula N862NA, código “NASA 862” (ex-USN 164058), chegou em outubro de 2021, à sede do AFRC, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Ele substituirá os antigos F/A-18B da frota da NASA, cuja peças de reposição estão cada vez mais escassas no mercado. “Embora o F/A-18D seja considerado antigo pelos padrões militares atuais, ainda é mais moderno o F/A-18B, e suas peças são mais fáceis de encontrar”, disse a NASA.
Na sua chegada ao AFRC, o ex-jato de combate naval já não possuía nenhum sistema militar, todos completamente removidos pela USN antes da entrega. Em junho de 2022, ele foi enviado para a Base Aérea Naval de North Island, perto de San Diego, onde passou por uma revisão de grande porte em nível de depósito.
Além de uma revisão estrutural completa, os técnicos instalaram os controles de voo no cockpit traseiro, para permitir que um segundo piloto receba treinamento. A NASA estima que o novo F/A-18D #862 tenha uma vida operacional de aproximadamente mais 40 anos.
Em fevereiro de 2023, o F/A-18D da NASA foi devolvido ao AFRC, ainda sem a pintura padrão, que foi aplicada no Centro de Controle de Corrosão da USAF, conhecido como “Paint Barn”, situado em Edwards AFB.
Finalmente o novo NASA 862 foi entregue à NASA Armstrong no último dia 15 de maio. Agora, como qualquer aeronave civil, o F/A-18D passará pela certificação de aeronavegabilidade antes de ser incorporado à frota operacional do AFRC, o que está previsto para ocorrer nos próximos dias.
Como dito no início deste texto, uma das primeiras missões do “NASA 862” será acompanhar e registrar o primeiro voo do supersônico X-59 QueSST (Quiet SuperSonic Technology). O F/A-18D servirá principalmente como “chase-plane”, ou uma plataforma aérea para captação de imagens (vídeos e fotos) em voo experimentais, além de participar de muitas outras missões ao longo das próximas quatro décadas.
Fonte: NASA
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