USAF anuncia solicitação de engenharia para o futuro NGAD. A USAF anunciou no dia 18 de maio o lançamento de uma Solicitação de Desenvolvimento de Engenharia (EMD) para a plataforma Next-Generation Air Dominance (NGAD). O futuro caça deverá substituir a frota de Lockheed Martin F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA.
A EMD é um documento classificado, e detalhes como custo e especificações não estarão imediatamente disponíveis ao público. Especialistas dizem que muito provavelmente o projeto do futuro caça exigirá maior alcance maior que os atuais, características furtivas aprimoradas e capacidades de detecção e guerra eletrônicas (EW) de última geração.
“A plataforma NGAD é um elemento vital doFamília de sistemas Air Dominance, que representa um salto geracional em tecnologia sobre os F-22 que substituirá. O NGAD incluirá atributos como letalidade aprimorada e habilidades de alta sobrevivência, interação e se adaptar ao domínio aéreo, tudo em ambientes operacionais altamente contestados”, disse Frank Kendall, Secretário da USAF.
Uma seleção para o futuro fabricante está programada para ser anunciada em 2024, e fontes da USAF vazaram anteriormente que o NGAD deverá entrar em serviço na década de 2030. Estima-se que entre os concorrentes pelo contrato incluirão a Lockheed Martin, a Northrop Grumman e a Boeing.
Todos os três potenciais concorrentes já discutiram publicamente o projeto NGAD, e foram selecionados em agosto de 2022 para integrar um futuro motor – ainda não construído – em uma plataforma de domínio aéreo não especificada até 2032.
Fonte: Janes Defense
@FFO