Airbus equipará UAS Heron TP da Alemanha com sistema SIGINT. A Airbus Defence and Space irá equipar drones IAI Heron TP das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr) com equipamentos de Inteligência de Sinais (SIGINT). A informação foi divulgada em 16/05, por Stefan Loebel, responsável de vendas e desenvolvimento de negócios da Airbus DS Airborne Solutions, na Association of Old Crows (AOC) Europe 2023, realizada em Bonn, na Alemanha.
Falando em uma conferência da AOC Europe 2023, Loebel disse que a empresa estava lançando uma solução SIGINT em conjunto com ELTA Systems, uma empresa do grupo da Israel Aerospace Industries (IAI). De acordo com o Executivo da Airbus DS, o sistema SIGINT está pronto para fornecimento, e poderia preencher uma lacuna até a chegada da nova capacidade do Sistema de Vigilância Aerotransportada Alemão Pegasus, prevista para 2027.
“Vemos uma lacuna na capacidade de inteligência de sinais. O que estamos propondo é um pacote SIGINT/vigilância eletrônica (ES) disponível no mercado para o Heron TP já no nível 9 de prontidão tecnológica”, disse Loebel.
A Airbus e o Escritório da Bundeswehr para Tecnologia da Informação e Suporte (BAAINBw) assinaram um contrato em junho de 2018 para o fornecimento de cinco UAS Heron TP, estações de terra e serviços associados. Esse serviço destina-se a preencher a lacuna deixada com a aposentadoria do antigo UAS Heron 1 e a introdução do futuro UAS EuroMALE, previsto para 2027.
O Heron TP recebeu um certificado de tipo pela Autoridade de Aviação Militar Alemã no final de 2022. O documento confirma o padrão de aeronavegabilidade militar STANAG 4671 e torna o UAS israelense o primeiro da Bundeswehr que cumpre totalmente um acordo internacional de aeronavegabilidade.
Fonte: Janes Defense
@FFO