Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.
Aviação Naval realiza Adestramento de Infiltração de Operações Especiais por Fast Rope
No dia 01 de maio, foi realizado um adestramento de infiltração de um Destacamento de Mergulhadores de Combate (DstMEC) nas imediações da Estação Rádiomagnética da Marinha de Campos Novos (ERMCN), empregando uma aeronave UH-15, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) e uma aeronave SH-16, do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1).
Este adestramento consistiu no planejamento e execução de uma navegação tática noturna, apoiada e protegida no terreno, no intuito de realizar o lançamento furtivo do DstMEC, por meio do emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN).
A referida Operação foi um importante marco na integração e consolidação operacional dos OVN na Marinha do Brasil (MB), através do conjugado Aeronaves e Elementos de Operações Especiais (OpEsp), configurando uma capacidade operativa que pode ser empregada de maneira eficaz em nível estratégico, seja ela por meio da projeção de poder sobre terra ou por meio de Ações Aeronavais.
1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas realiza primeiro lançamento noturno da aeronave RQ-1 ScanEagle
O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou, no dia 3 de maio, o primeiro lançamento noturno de uma Aeronave Remotamente Pilotada na Marinha do Brasil. O evento representa um importante marco operativo para o Esquadrão, na medida em que possibilita o emprego de suas aeronaves RQ-1 “ScanEagle” em missões noturnas de Esclarecimento, apoio às Operações Especiais, Ações contra Delitos Transfronteiriços e Ambientais, Operações Humanitárias, Monitoramento de Desastres e outras.
O acontecimento foi possível graças ao profissionalismo e esforço conjunto de todos os Departamentos da Organização Militar (OM) em prol da preparação de seu pessoal e material para a realização de tal atividade.
Essa mesma data foi também caracterizada por outro importante marco operativo para o EsqdQE-1: o primeiro lançamento duplo da aeronave RQ-1 num mesmo dia. O Esquadrão somou cerca de 10 horas de voo em apenas um dia, tendo sido lançado o primeiro “ScanEagle” às 10:00h, e o segundo recolhido apenas às 22:00h.
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral conduz Estágio Teórico de Óculos de Visão Noturna
No período de 24 de abril a 04 de maio, nas dependências do 2o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) e do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval
Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), ocorreu o Estágio Teórico de Óculos de Visão Noturna (OVN). O referido estágio é requisito obrigatório para a qualificação dos Pilotos e dos Fiéis Básicos OVN.
O referido Estágio contemplou a realização de instruções sobre a anatomia do olho humano, características dos OVN, técnicas de pilotagem, medidas de segurança, dentre outras. Ademais, ressalta-se que foram capacitados 6 Oficiais e 11 Praças, de seis Organizações Militares (OM) do Complexo Aeronaval.
A condução do Estágio Teórico OVN evidencia a autonomia adquirida pelo Comando da Força Aeronaval no preparo das suas tripulações para a realização de voos empregando estas técnicas e, em paralelo, permite a manutenção do fluxo de formação de novas equipagens aptas a ampliarem a capacidade operativa da MB.
Militares do Exército Brasileiro realizam capacitação na Cadeira para Treinamento de Escape de Aeronave Submersa do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte
Nos dias 03 e 04 de maio, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) cedeu, para o adestramento de militares do Exército Brasileiro, uma Cadeira para Treinamento de Escape de Aeronave Submersa, utilizada em exercícios recentes na Base Naval de Val de Cães (BNVC).
Durante a atividade na piscina da BNVC, os aeronavegantes do Destacamento de Aviação do Exército do Comando Militar do Norte puderam praticar os procedimentos necessários para evasão de uma aeronave em caso de pouso forçado em massa d’água. Os exercícios tiveram como foco a utilização do cilindro de emergência (HEED) e do colete MK15 (Life Preserver Survival Vest – LPSV), além da mencionada Cadeira supracitado.
A instrução, ministrada pelo Pelotão SAR (Search and Rescue) do Destacamento, contribuiu para elevar o nível de segurança dos combatentes nas ações em que haja o emprego de helicópteros sobre água. Exercícios deste tipo aumentam o estado de prontidão e contribuem para a elevação da consciência situacional e dos reflexos automáticos de todos os tripulantes que integram a mais nova Organização Militar da Aviação do Exército no Comando Militar do Norte.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO