Piloto da Indonésia voa o KF-21 Boramae na Coreia do Sul. O Coronel Pnb Muhammad “Mammoth” Sugiyanto, piloto de testes da Força Aérea da Indonésia (TNI-AU), realizou o primeiro voo em caça KF-21 “Boramae”. O voo ocorreu na manhã de 16 de maio, na aérea de testes no setor sul da Base Aérea de Sacheon, Coreia do Sul.
O voo foi realizado no KF-1 biplace #4, comandado pelo piloto de testes da fabricante Korean Aerospace Indutries (KAI), Jim Tae Bom (assento dianteiro), acompanhado pelo Coronel Muhammad Sugiyanto (assento traseiro). O objetivo foi testar sistemas de Comunicação, Navegação e Identificação (CNI-1) entre outros aviônicos associados. Um F-16 da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) acompanhou o KF-1 como “aeronave paquera”.
No mesmo dia, voou pela primeira vez o protótipo #5 do KF-21 (monoplace), que será utilizado pela Força Aérea da Indonésia. O voou inaugural do #5 foi comandado por um piloto de testes da ROKAF.
O KAI KF-21 Boramae é um projeto desenvolvido com participação indonésia. O programa é administrado pelo governo sul-coreano, que detém 60% das ações do programa. A Indonésia assumiu uma participação de 20% no programa em 2010, com os 20% restantes detidos por parceiros privados, incluindo a fabricante Korea Aerospace Industries (KAI).
Serão construídos seis protótipos do KF-21, sendo quatro monoplaces (#1, #2, #3 e #5) e dois biplaces (#4 e #6), dos quais a unidade número #5 será entregue para a Indonésia. Estão previstas a construção de 40 aeronaves até 2028 e 120 até 2032.
@FFO