O adeus ao Tenente-Brigadeiro do Ar Jaeckel. A Força Aérea Brasileira (FAB) perdeu um de seus mais icônicos oficiais. Faleceu ontem — 18/05 às 16h02 em Brasília/DF, o Tenente-Brigadeiro do Ar Ronald Eduardo Jaeckel, aos 90 anos. O velório ocorrerá hoje — 19/05, das 14:00 às 16:00, no hangar do 6º ETA, na Base Aérea de Brasília (BABR), seguido de uma cerimônia religiosa. Após, o corpo será conduzido para cremação.
Gaúcho de Carazinho, onde nasceu em 15 de fevereiro de 1933, o Brigadeiro Jaeckel ingressou na Força Aérea Brasileira em 1951 (EPCAR), sendo após, cadete da turma de 1954 da então Escola de Aeronáutica (EAER), de onde saiu Aspirante-a-Oficial-Aviador de 21 de dezembro de O passo seguinte o levou a Fortaleza, onde junto ao 1°/4° GAV, realizou o curso de piloto de caça. Em 1958 o então 2° Tenente Jaeckel chegou a Canoas, base que marcaria sua carreira.
Durante 11 anos, serviu no 1°/14° GAV como piloto operacional de caça, voando os lendários Gloster F-8/TF-7 e os Lockheed AT-33. Por três vezes, ocupou o cargo de Comandante Interino do 1º/14º GAV — em 1964, 1966 e 1969.
Em 1969 um novo desafio: implantar e tornar-se o primeiro Comandante do 5° ETA — “Esquadrão Pégaso”. Como “Pégaso 01″ ele foi o responsável por criar uma unidade do zero, equipada com os Douglas C-47A e Beechcraft TC-45.
Em 1971 foi designado para trabalhar na implantação do Mirage III e da 1ª Ala de Defesa Aérea (ALADA), tendo integrado o seleto grupo de oito pilotos da FAB, conhecidos como os “Dijon Boys” — É o “Jaguar 04″. Após sua saída da 1ª ALADA, serviu na Seção de Logística do Estado Maior da Aeronáutica — EMAER (1975/77); no Comando Aéreo de Defesa Aérea (1977/79); na Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), onde foi delegado (1979/1981) e, no CINDACTA I, em Brasília, onde foi seu Comandante de 1981 a 1984.
Em 1986 foi promovido ao posto Brigadeiro-do-Ar. Serviu em diversas chefias, com destaque para a 4ª Subchefia do EMAER; o Comando da VI Força Aérea (1989/91); a chefia do Estado Maior do Comando Geral do Ar (COMGAR) e o próprio comando do COMGAR (1994/1997), já no posto de Ten.-Brig.-do-Ar, alcançado em 31 de julho de 1994. Em julho de 1997 assumiu a chefia do EMAER, e um ano após passou para a reserva remunerada. Possui 6.250 horas de vôo em aeronaves PT-19, L-4, T-6, AT-11, T-21, T-22, U-42, P-47D, T-33A, F-80C, F-8, TF-7, F-103D/E, TC-45, C-47A/B e C-95/A/B.
Um Eterno Adelphi!
@CAS