Dois bombardeiros Rockwell B-1B Lancer da USAF retornaram à região do Pacífico no dia 16 de julho de 2020, para conduzir operações bilaterais na Andersen AFB, em Guam.
Os bombardeiros B-1B do 37th Expeditionary Bomb Squadron da 28th Wing, voaram da base de Ellsworth AFB, Dakota do Sul direto para a Andersen AFB em Guam, no Pacífico, para se reunir aos exercícios de treinamento da Força Aérea do Pacífico (PACAF). Juntamente com aliados, as forças terão missões estratégicas de dissuasão e reforço da ordem e o cumprimento das regras internacionais na região.
Antes de chegar ao destino, os dois B-1s sobrevoaram intencionalmente o Mar do Japão, ativando o sistema de proteção do espaço aéreo da Koku-Jieitai, ou Força de Autodefesa Aérea Japonesa (JASDF), sendo interceptados por dois F-15J do 204th Fighter Squadron como parte do treinamento de prontidão da região.
Para cumprir o longo voo dos Estados Unidos até a Ilha de Guam sem escalas, a esquadrilha “Hyper 21”, obviamente recebeu combustível em voo. Uma das operações de reabastecimento (REVO) foi conduzida pelo 909th Air Refueling Squadron, baseado em Kadena AFB, que enviou a esquadrilha “Pearl 25”, composta por quatro KC-135 – AF 58-0055, AF 58-1549, AF 63-3551 e AF 63-8022, para encontrar os bombardeiros ao norte da Ilha japonesa.
O Comando Estratégico da Força Aérea dos Estados Unidos conduz rotineiramente operações da Bomber Task Force em todo o mundo, reforçando o compromisso do país com a integração e o apoio com nações amigas no Pacífico e em qualquer local do planeta com as atividades do Geographic Combatant Commands.
No mês de maio deste ano, os B-1B do 9th Expeditionary Bomb Squadron da 7th Bomb Wing, da Dyess AFB, no Texas, também visitaram Guam, onde foram realizadas várias missões conjuntas na região.
Os B-1 Lancer são parte da espinha dorsal da força de bombardeiros estratégicos de longo alcance da USAF, com capacidade de empregar grandes quantidades de armamentos convencionais e guiados contra qualquer adversário, em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.
@FFO