Embraer demonstra E190-E2 na Coreia do Sul para operações em pistas curtas. A Embraer realizou hoje (16/05), um voo de demonstração na Coreia do Sul com o jato E190-E2 partindo do Aeroporto de Gimpo, em Seul, levando 80 passageiros com destino ao Aeroporto de Pohang, onde realizou um pouso simulado em uma pista com 1.066 metros. O jato levava nos tanques combustível suficiente para o voo de retorno a Seul.
A pista de Pohang tem extensão semelhante ao futuro Aeroporto da Ilha de Ulleungdo, que deverá ser inaugurado em 2025, e cuja pista será um pouco maior, com 1.200 metros. Sem ligação aérea, os moradores e visitantes da Ilha de Ulleungdo, situada a 120 km ao sul de Seul, dependem do transporte marítimo para acessá-la.
Com essa apresentação, A Embraer posiciona o E190-E2 como a única aeronave de corredor único capaz de operar na futura pista de 1.200 metros de Ulleungdo, sob condições meteorológicas adversas.
A princípio, o futuro Aeroporto da Ilha de Ulleungdo poderá receber aeronaves com capacidade para até 50 passageiros, mas há um projeto em estudo visando ampliar esse limite para 80 assentos, e por isso a Embraer apresentou seu E190-E2 às autoridades locais.
Além do voo de demonstração, a Embraer assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo da Província de Gyeongsangbuk-do, com o objetivo de promover a colaboração em questões importantes relacionadas à aviação na maior província da Coreia do Sul. O acordo foi assinado entre o governador local, Sr. Lee Cheol Woo, e o diretor de vendas da Embraer Aviação Comercial, Martyn Holmes.
O governo federal sul-coreano e o ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes (MOLIT) daquele país almejam fortalecer a conectividade aérea doméstica e o jato comercial Embraer E190-E2 tem total capacidade para apoiar neste objetivo, com alcance para operar rotas de até sete horas de voo, aliada ao comprovado desempenho em pistas curtas.
Fonte: Embraer
@FFO