305th AMW realiza última missão operacional com KC-10A Extender. A 305ª Ala de Mobilidade Aérea (305th AMW) da USAF, sediada na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, em New Jersey, realizou em 11 de maio, a última missão operacional com um reabastecedor KC-10A Extender. Agora, o último trijato da 305th AMW participará de um show aéreo no próximo final de semana, antes de seguir para o armazenamento no deserto.
A missão operacional teve como tripulantes os pilotos Capt. Alicia Canetta e Capt. Zach Robinette e os operadores de boom Tech. Sargento Javier Garcia e Tech. Sargento Tiffany Irby.
As imagens divulgadas pela Unidade mostram que o KC-10A envolvido na missão tinha a matrícula 79-1711. Esta aeronave foi fabricada para a USAF pela McDonnell Douglas Aircraft (atual Boeing) em maio de 1981, sob o número de construção 48203.
Essa operação marcou o fim de uma fase de transição que durou mais de um ano e meio na na 305th AMW. Em novembro de 2021, pousou em McGuire AFB o primeiro KC-46A Pegasus, com o indicativo de chamada no rádio “Pudgy 01”. Esse código foi escolhido em homenagem à Thomas B. McGuire, o segundo Ás dos EUA com maior pontuação na Segunda Guerra Mundial.
Desde então, o 305th AMW recebeu 11 modernos aviões-tanque KC-46A, e até o final do ano fiscal de 2026 deverá receber mais 12 aeronaves. McGuire AFB é a única base na Costa Leste a operar os Pegasus.
Com isso, a 305th AMW iniciou o processo de desativação gradual dos seus 21 trijatos KC-10A, que operam em McGuire desde a década de 1990. Em 2020, o primeiro Extender foi desativado e enviado para o 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG) em Davis-Monthan AFB, no Arizona, também conhecido como “Boneyard” (“Cemitério”).
No dia anterior à decolagem do último KC-10A de McGuire com destino ao “Boneyard”, o que deverá ocorrer em 21 de junho, o Comando da Base Aérea planeja realizar uma cerimônia de despedida para os clássicos Extender. A USAF planeja aposentar o último KC-10A Extender em outubro de 2024.
@FFO