Força Aérea Grega recebeu os dois primeiros jatos M346 LIFT. Chegaram ontem (11/05), na Base Aérea de Kalamata, na Grécia, os dois primeiros jatos de treinamento avançado Leonardo M346B LIFT (Lead-In Fighter Trainer) da Força Aérea Helênica (HAF). O anúncio foi divulgado pelo porta-voz da HAF nas redes sociais.
Antes do pouso, os dois M346 LIFT gregos, matrículas 250 e 251, realizaram um sobrevoo da Base Aérea de Kalamata, escoltados por dois jatos de treinamento North American T-2E Buckeye, que futuramente serão substituídos pelos novos jatos. Após o pouso, os M346 foram recebidos com o tradicional “water salute” dos bombeiros de aeródromo.
Recentemente noticiamos o voo inaugural de um dos M346 LIFT grego no Aeroporto de Varese-Venegono, Itália, onde fica a linha de produção da Leoonardo. Pelo menos outros cinco M346 da Grécia estão em processo de produção.
Em abril de 2021, a Força Aérea Helênica contratou a empresa israelense Elbit Systems para estabelecer e gerenciar o HAF International Flight Training Center (FTC) sediado na Base Aérea de Kalamata, no Peloponeso, Grécia. Com um valor de aproximadamente US$ 1,65 bilhão (€ 1,38 bilhão), o HAF-FTC contará com uma frota de dez novos jatos Leonardo M346B LIFT.
O Leonardo M346 LIFT é um dos jatos de treinamento mais avançado, de acordo com a fabricante italiana. Ele foi projetado com amplas capacidades de treinamento, confiabilidade e baixos custos operacionais. Como peça central de um sistema de treinamento integrado, o M346 representa a solução mais moderna para treinar a nova geração de pilotos.
@FFO