Míssil hipersônico Kinzhal pode ter sido abatido sobre Kiev? Fala-se na Ucrânia de que um míssil hipersônico russo pode ter sido abatido às 2h40 do dia 4 de maio. Seria realidade ou mais uma narrativa de guerra, amplificada pelas redes sociais? Se for, mostra, pela primeira ve, que o míssil Kh-47M2 Kinzhal pode ser detido.
De acordo com fotos divulgadas na mídia, restos do nariz danificado do que pode ser parte do míssil hipersônico Kinzhal russo teria aparecido em Kiev. Segundo afirma a imprensa ucraniana, a foto foi tirada “no estádio da capital” do país logo após amanhecer.
Não houve confirmação oficial de um míssil hipersônico Kinzhal abatido por autoridades ucranianas ou russas. Os destroços estão atualmente sob investigação e acredita-se que façam parte da estrutura de um Kh-47M2. O que há, é a confirmação oficial da Administração Militar de Kiev de que no início da manhã do dia 4 houve um ataque aéreo a Kiev. Foram usados drones kamikazes Stakhed-136 e mísseis balísticos e que todos os mísseis foram interceptados e destruídos.
Um exame inicial dos destroços do nariz do míssil descartou a possibilidade de ser um míssil Iskander. Segundo relatos da imprensa ucraniana, o material dos destroços “é mais espesso que o padrão” . Isso sugere que o material deve ser capaz de resistir a velocidades muito mais altas no ar do que os mísseis disparados por Ishkander.
Os restos mostram outro fato — é onde esse míssil foi provavelmente interceptado. Você pode ver claramente o local da explosão que perfurou o grosso material de aço. Segundo a mídia ucraniana, uma forte explosão foi ouvida em Kiev na manhã do dia 4.
A dúvida permanece em meio a guerra de narrativas ou o silêncio absoluto de ambos os lados. Não se sabe se houve um ataque com míssil hipersônico a Kiev e tão pouco se o míssil foi ou não interceptado. Resta ainda a possibilidade dele te caído fora do algo, e não ter sido abatido, sendo literalmente usado como peça de narrativa, pró Ucrânia.
Ao mesmo tempo, se o míssil derrubado for Ishkander, isso contradiz as alegações da Rússia. A Rússia afirma que Ishkander pode atingir velocidades hipersônicas. Na verdade, Ishkander pode acelerar a essa velocidade, mas não sustentá-la.
A Rússia até agora não reconheceu a invasão da Ucrânia como uma “guerra” , embora seja exatamente isso, alegando que se trata de uma “operação militar especial” . Segundo a ONU, uma “operação militar especial” só pode ocorrer após uma resolução da ONU. Não existe essa resolução. Portanto, esta é uma invasão e guerra contra a Ucrânia.
@CAS