Nigéria incorporou o primeiro Diamond DA62 MPP. A Força Aérea da Nigéria (NAF) recentemente comissionou a primeira aeronave Diamond DA62 MPP para missões de vigilância. Essa aquisição faz parte dos esforços da NAF para a modernização da frota, em especial o aprimoramento das suas capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O bimotor Diamond DA62 MPP é uma plataforma versátil para operações de ISR, equipado com modernos sensores e aviônicos que permitem coletar dados de inteligência em tempo real e retransmití-los para estações terrestres auxiliando na tomada de decisões.
Entre seus recursos estão um sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), radar de busca e um sistema de comunicação via satélite que permite operar em áreas remotas. O DA62 MPP também pode ser configurado para outras funções, incluindo vigilância marítima, aplicação da lei e monitoramento ambiental.
“Os avançados sensores do DA62 MPP permitirão que a NAF conduza missões de vigilância e reconhecimento com maior eficiência, aprimorando assim sua consciência situacional e capacidade de tomada de decisão”, disse o Marechal do Ar Oladayo Amao, Comandante da Força Aérea Nigeriana.
Além disso, a capacidade para operar em regiões remotas, tornam o DA62 MPP uma plataforma ideal para outras tipos de operações, como monitoramento de atividades ilegais de abastecimento de petróleo na região do Delta do Níger e patrulhas de fronteira.
A NAF tem atuado ativamente em operações de contrainsurgência contra terroristas do Boko Haram na região nordeste do país. Os recursos de ISR do Diamond DA62 MPP serão valiosos no apoio a essas operações, fornecendo dados de inteligência em tempo real para as tropas terrestres e ajudando a localizar e neutralizar esconderijos terroristas.
Além dos quatro Diamond DA62 MPP, o Comando da NAF adquiriu também dois aeronaves Beechcraft King air 360i para missões ISR. Ambas as aeronaves se juntarão aos dois ATR-42 MPA de patrulha marítima, dois Cessna Citation CJ3, um Diamond DA42 e dois Super King Air em operações de vigilância aérea e patrulha marítima.
Recentemente noticiamos que a fabricante Diamond Aircraft e a empresa brasileira Aeromot assinaram um contrato para a montagem dos bimotores DA62 no Brasil. As aeronaves serão montadas nas instalações da Aeromot em Porto Alegre (RS), sob licença da Diamond Aircraft Canada, que fornecerá os kits e suporte técnico. Com isso a representante brasileira será responsável por comercializar as aeronaves DA62 em todo território nacional, além da Argentina, Paraguai e Uruguai (mais detalhes aqui).
@FFO