Taiwan busca parceiros nos EUA para desenvolver seu caça de 5ª geração. A indústria aerospacial de Taiwan está procurando parceria de suporte técnico nos EUA para o seu projeto do caça de quinta geração. A informação foi divulgada por Kai-Hung Hu, Presidente da Aerospace Industrial Development Corp (AIDC), durante o Fórum da Indústria de Defesa Taiwan-EUA, realizado na semana passada.
Conforme o executivo taiwanês, a empresa está buscando parceiros nos EUA para aprimorar suas capacidades técnicas no projeto de desenvolvimento do futuro caça de quinta geração destinado para a Força Aérea da República de Taiwan (ROCAF).
“No que diz respeito ao desenvolvimento do caça de próxima geração, esperamos que os Estados Unidos apoiem Taiwan para desenvolvê-lo, incluindo o motor, aviônicos, sistemas de controle, etc. Essa é uma oportunidade de cooperação entre Taiwan e os EUA”, disse Hu no fórum.
Em abril de 2021, Art Chang, presidente do Instituto Nacional Chung-Shan de Ciência e Tecnologia (NCSIST), disse ao parlamento de Taiwan que o motor do novo caça estava na primeira fase de pesquisa e desenvolvimento, cuja conclusão está programada para 2024.
Os comentários de Hu no evento, sugerem que a indústria local enfrenta atrasos no desenvolvimento do novo caça. O executivo da AIDC chamou a atenção que, componentes como os motores e alguns sistemas críticos “dependem fortemente de tecnologia estrangeira”.
Fonte: Focus Taiwan
@FFO