Su-34 atinge ponto de implantação de mercenários na Ucrânia. No início da manhã e 8 de maio, um caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 Fullback das Forças Aeroespaciais Russas (RF-VKS) atacou um ponto de implantação militar estrangeiro localizado perto da vila de Ivanovka na região de Kharkiv, na Ucrânia. Ucrânia. O ataque foi realizado empregando uma série de bombas guiadas. O anúncio foi feito pelo chefe do centro de imprensa das tropas do Grupo Oeste da Rússia, Coronel Sergey Zybinsky.
Segundo Zybinsky, o ataque foi realizado por um único Su-34 a um local classificado como centro de recrutamento e distribuição de soldados mercenários estrangeiros que tem lutado ao lado das Forças de Defesa da Ucrânia.
Mais cedo — início da manhã de 8 ou no final da noite de 7 de maio — a mesma direção militar oeste da Rússia descobriu e destruiu dois grupos ucranianos de reconhecimento e sabotagem. O Coronel Serhiy Zybinsky disse também que havia três de unidades das Forças Armadas da Ucrânia operando em regime de rodízio na linha de frente na área dos assentamentos de Timkovka, Kislovka e Novomlinsk. Eles foram desmobilizados, disse o oficial russo.
Conforme a mídia russa, os ataques noturnos e matinais nas últimas 12 horas na Ucrânia são os maiores desde o início da chamada localmente “operação militar especial” na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 [Moscou emprega esse termo ao invés da palavra “guerra” ou “invasão”]. Dezenas de bombardeios foram efetivados em diversos pontos do território ucraniano.
As bombas aéreas estão se tornando um sério desafio para a defesa aérea ucraniana. Não se sabe que quantidade e quais modelos de sistemas de defesa aérea a Ucrânia implantou na área de intensas hostilidades. No entanto, é fato que as bombas aéreas causam grandes danos e perdas ao exército ucraniano e até agora não há contra-medida contra elas.
O Ministério da Defesa da Ucrânia afirma que, na noite de 8 de maio de 2023, o exército russo atacou a região de Kiev com drones de ataque Shahed-136/131 de fabricação iraniana. Foram utilizados 35 UAV. Todos os trinta e cinco Shakhed-136/131 foram destruídos pelas forças de defesa aérea da Força Aérea em cooperação com os membros das Forças de Defesa da Ucrânia. Também por volta da meia-noite, as RF VKS atacaram Odessa usando bombardeiros de longo alcance Tu-22M3. Um total de oito lançamentos foram realizados na área do Cabo Tarkhankut, na Crimeia. Alguns dos mísseis erraram seus alvos, disse o Ministério da Defesa ucraniano.
@CAS