Primeiro TC-12B da Armada chegou na Argentina. O primeiro Beechcraft TC-12B Huron destinado ao Comando de Aviação Naval da Armada Argentina chegou ao país no último dia 03 de maio. A aeronave está no Parque de Materiais de Río Cuarto, da Força Aerea Argentina (FAA), onde será revisado e receberá a pintura padrão da Armada.
Este é o primeiro de dois TC-12B Huron destinados à Escuadrilla Aeronaval 1 de Vigilancia Marítima (EA1V), sediada na Base Aérea Naval de Punta Indio. Apesar de não serem equipados para missões de patrulha marítima, os novos TC-12B receberão a pintura similar ao Beechcraft B200 Super King Air.
Para o voo de translado entre os Estados Unidos e a Argentina, o Huron da Armada recebeu a matrícula provisória TC-113, uma vez que todo o processo de aquisição junto ao governo norte-americano foi efetuado pela Força Aérea Argentina. Após a revisão e pintura em Río Cuarto, o TC-12B receberá a matrícula militar da Armada.
O TC-113 foi fabricado na década de 1980 para a Marinha dos Estados Unidos, onde recebeu a matrícula naval, ou BuNo (Bureau Number) 161323. Foi retirado de serviço em 15 de março 2017 e enviado para armazenamento no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG), da Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona, até ser adquirido pelo governo argentino em agosto de 2021.
Em 2021, o Ministério da Defesa da Argentina divulgou a aquisição de dez bimotores Beechcraft C-12B Huron, desativados pela Marinha dos Estado Unidos. A negociação ocorreu através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS). Abaixo a relação das aeronaves e seus dados de recebimento:
@FFO