IMAGENS: novos Gripen da FAB são desembarcados do navio em Navegantes. Os dois novos caças Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foram desembarcados do navio holandês “MV MITIQ”. A operação ocorreu na manhã desta sexta-feira (05), no terminal da Portonave, em Navegantes (SC).
Nas próximas horas as aeronaves, matrículas 4105 e 4106, serão levadas por via terrestre para o Aeroporto de Navegantes, em uma operação que deverá ocorrer durante a madrugada deste sábado (06).
Chama a atenção que a pintura externa dos novos Gripen E apresenta uma pequena alteração do restante da frota. Seguindo o novo padrão adotado pelo Comando da Aeronáutica a partir da chegada dos Airbus A330-200 (C-30) no ano passado, os novos caças não trazem mais o modelo do avião pintado na cauda, neste caso “F-39E” (veja aqui a diferença).
Conforme noticiamos anteriormente, esses são os últimos Gripen entregues montados pela Saab via porte de Navegantes. Recentemente a fabricante sueca enviou para a Embraer o primeiro kit, contendo as asas, seções da fuselagem e equipamentos, para montagem final que será realizada na unidade da Saab/Embraer de Gavião Peixoto (SP).
Histórico
O primeiro F-39E entregue pela Saab (FAB 4100), chegou ao Brasil em setembro de 2020. Atualmente essa aeronave serve como plataforma de ensaios e testes em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Na sequência chegaram ao país mais dois caças (FAB 4101 e 4102), que foram desembarcados em Navegantes em abril de 2022. Finalmente, os último dois F-39E (FAB 4103 e 4104), foram entregues à FAB no final do ano passado. Todos os quatro estão em operação no 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. (Vide tabela abaixo).
Originalmente, o acordo assinado entre a Saab e a FAB em 2013, envolvia a aquisição de 36 caças, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022 foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E. Está em estudo pelo governo brasileiro a aquisição de um segundo lote, envolvendo mais 30 unidades.
@FFO