O Governo da Coréia do Sul informou no dia 26 de junho de 2020 que aprovou a compra de aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) e inteligência de sinais (SIGINT). Apesar de não ter informado mais detalhes, no primeiro caso a aeronave mais cotada é o Boeing E-7 Wedgetail, um modelo que já é empregado pela Força Aérea da República da Coreia do Sul (RoKAF). Desde 2011 quatro aeronaves servem no 271 AEW&C Squadron vinculado ao 51 Air Control Group, sediado na base K1 em Gimhae (RKPK), onde é designado localmente como E-737.
Além do bimotor da Boeing, concorre por fora o A330 MRTT, que também pode desempenhar este papel mediante uma variante ofertada pela Airbus com capacidade ISTAR (Intelligence Surveillance Target Acquisition and Reconnaissance). Por já empregar o E-7, é bem provável que o ele seja o escolhido, até por uma questão padronização da frota e dos procedimentos operacionais.
O comitê coreano também aprovou um projeto para garantir a renovação dos meios SIGINT (Signals intelligence) da RoKAF que será desenvolvido entre 2021 e 2026. Hoje a RoKAF emprega oito aeronaves SIGINT, sendo quatro instaladas na plataforma do Dassault Falcon 2000 e outras quatro instaladas na plataforma do BAE Hawker 800XP. O plano é substituir os quatro Hawk por um novo vetor. Não foram divulgados candidatos pela RoKAF.
@CAS