Tripulações da RAF começam o treinamento com o Protector RG Mk1. Os futuros pilotos do novo UAS da Royal Air Force (RAF), o General Atomics MQ-9B, designado pelos britânicos como Protector RG Mk1, iniciaram o treinamento no GA-ASI Flight Test & Training Center (FTTC) em Grand Forks, Dakota do Norte.
No FTTC, os alundos do 54th Squadron da RAF aprenderão durante 12 semanas a voar e operar a aeronave capaz de transportará bombas Paveway e Brimstone. O 54th é a Unidade de Conversão Operacional ISTAR da RAF.
A Royal Air Force (RAF) revelou que o No. 31 Squadron — ‘Goldstars’ e No. 13 Squadron — ‘The Stabbed Cats’ serão as unidades que vão operar o Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (RPAS — Remotely Piloted Air Systems) Protector, a versão britânica do General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) MQ-9B SkyGuard. Ambos são sediados na RAF Waddington.
O curso formará os primeiros pilotos, operadores de sensores e coordenadores de inteligência de missão (MICs — Mission Intelligence Coordinators) qualificados para operar o Protector. O novo treinamento segue logo após a formatura no início deste ano dos primeiros Técnicos de manutenção da RAF, que farão a manutenção da aeronave e seus sistemas.
Ao todo, a RAF encomendou 16 dos MQ-B para substituir sua aeronave MQ-9A Reaper. Os contratos para a aeronave e o treinamento foram negociados pela equipe de entrega do RPAS da DE&S (Defence Equipment & Support).
Simon Holford, chefe RPAS da DE&S, disse: “A DE&S está orgulhosa de ter firmado contratos que permitem esse treinamento crítico, que será realizado usando a aeronave Protector de classe mundial e estações de controle de solo certificadas recentemente aceitas fora do contrato pelo MOD do Reino Unido”.
O Comodoro do Ar Simon Strasdin, Comandante da Força ISTAR da RAF, disse: “Estou muito feliz em ver nosso primeiro grupo de tripulações do Protector começar o treinamento nesta plataforma fenomenal. O Reaper está no centro das operações de combate da RAF no Afeganistão e no Oriente Médio há quase duas décadas, demonstrando a utilidade e eficácia do RPAS no campo de batalha moderno. A maior capacidade, flexibilidade e letalidade que o Protector traz representará uma mudança radical na forma como apoiamos a Defesa do Reino Unido”.
O treinamento da tripulação aérea, compreende simulação e voo real. Ele se concentrará nas habilidades necessárias para operar o Protector e seus equipamentos, incluindo a exploração em tempo real da inteligência envolvendo o Sistema de Mira Multiespectral e o Radar de Abertura Sintética.
Os MICs, que fazem um curso de seis semanas, também aprenderão a operar a Estação de Inteligência da Missão (MIS). Equipado com um conjunto de equipamentos avançados e armas de ataque de precisão, o Protector fornecerá capacidade crítica de vigilância armada e será capaz de se posicionar contra potenciais adversários em todo o mundo.
A aeronave também poderá voar em espaço aéreo movimentado e não segregado, graças à tecnologia ‘detectar e evitar’ com autonomia de mais de 40 horas.
O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) assinou um contrato com a GA-ASI para aquisição de 16 Protetores RGMk1 (MQ-9B). Em 2020, os três primeiros foram encomendados na chamada primeira fase da aquisição. Em julho de 2021, o MoD assinou e confirmou mais 13 Protectors fechando o lote de 16 unidades para a RAF.
O RPAS Protector RGMk1, que na prática é um UCAS — Unmanned Combat Aircraft System, foi projetado para fornecer capacidade crítica ISR e ISTAR para a RAF, sendo equipado com um conjunto de sensores e armas de precisão, que incluem o míssil Brimstone e bombas guiada a laser Paveway IV. A frota será operada a partir da RAF Waddington, com a primeira aeronave prevista para ser entregue em 2023.
@Cas