DoD dos EUA aprova mais Viper e Venom para República Tcheca. O Departamento de Estado dos EUA (DoD) recentemente deu luz verde para o fornecimento de helicópteros Bell H-1 para a República Tcheca. As aeronaves são do estoque excedente das Forças Armadas dos EUA, e estão armazenadas na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona.
A aprovação foi anunciada pelo DoD em 3 de maio, e abrange a revisão geral e a modernização de seis helicópteros de ataque AH-1Z Viper e dois helicópteros utilitários UH-1Y Venom do Excess Defense Article (EDA). Além das aeronaves, o acordo prevê o fornecimento de peças sobressalentes, equipamentos e serviços relacionados, em um valor total estimado em aproximadamente US$ 650 milhões.
“Esta proposta de venda apoiará a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um parceiro da OTAN, além de ser uma força importante para garantir a paz e a estabilidade na Europa. A proposta tem por objetivo melhorar a capacidade de prontidão para autodefesa da República Tcheca”, disse a Agência de Cooperação em Segurança da Defesa dos EUA (DSCA).
A aprovação segue o anúncio divulgado em agosto de 2022, de que os EUA forneceriam gratuitamente os helicópteros excedentes à República Tcheca, exceto os custos habituais de reforma, modernização e remessa. Esses helicópteros se unirão aos quatro novos Vipers e oito novos Venoms encomendados pelo governo tcheco em setembro de 2020.
Os AH-1Z e UH-1Y deverão substituir a antiga frota de helicópteros de origem soviética Mil Mi-2 “Hoplite”, Mi-8/17 “Hip” e Mi-24 “Hind” que compõem a frota do Exército da República Tcheca (AČR – Armáda České Republiky). As entregas dos novos helicópteros estão programadas para começar em breve, com o primeiro quadro de pilotos e técnicos já formados nos EUA.
Fonte: Janes Defense
@FFO