Drones chineses voam 24 horas no entorno da Ilha de Taiwan. Drones do Exército de Libertação Popular da China (PLA) foram enviados em missões de vigilância de longa duração no entorno de Taiwan. Os voos foram observados nos dias 27 de abril e 02 de maio, quando os UAVs circularam por completo a Ilha.
De acordo com analistas, essas operações demonstram que Pequim aumentou sua capacidade operacional com esse tipo de aeronave, e sugerem que o PLA está expandindo o escopo das suas incursões na Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ).
O Ministério de Defesa Nacional de Taiwan (MND) informou que no passado, o PLA já havia realizado voos similares, mas utilizando bombardeiros H-6, no entanto a operação com drones é novidade. “São os primeiros voos circulando a Ilha desde que o MND começou a divulgar as incursões do PLA no ADIZ, em setembro de 2020”, informou a autoridade taiwanesa.
A primeira operação do drone chinês foi captada a partir das 06h00 (horário local) de 27 de abril. O veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) modelo Tengden TB-001 foi monitorado durante 24 horas em seu voo no sentido anti-horário, disse o MND. O veículo voou perto das bordas sul e leste da ADIZ, antes de seguir para o norte, passando perto da ilha japonesa de Yonaguni até cruzar a linha mediana, em seu caminho de volta para a China continental.
A rota de retorno do drone mostra que ele voou em direção à província de Zhejiang, na China. De acordo com dados de satélites, os TB-001 foram observados no início deste ano na Base Aérea de Dongyang, a cerca de 345 km a sudoeste de Xangai.
O segundo registro ocorreu às 06h00 (horário local) da quarta-feira (03/05), quando um drone de reconhecimento BZK-005 voou durante 24 horas no sentido horário, circulando a Ilha, disse o MND. Neste dia o UAV foi uma das 27 aeronaves do PLA e sete navios de guerra que foram detectados nas águas ao redor de Taiwan.
Fonte: Taipei Times
@FFO