Empresas se unem para fornecer o IRIS² Constellation a Europa. Um grupo de players europeus dos setores espacial e de telecomunicações uniram-se para formar um conglomerado para atender a Comissão Europeia relativo à futura constelação europeia de satélites IRIS² (Infrastructure for Resilience, Interconnectivity and Security by Satellite). O consórcio será licerado pela Airbus Defence and Space, Eutelsat, Hispasat, SES e a Thales Alenia Space.
A Constelação IRIS² visa trazer uma nova infraestrutura de conectividade segura e resiliente para governos, empresas e cidadãos europeus. O consórcio também contará com a equipe principal das seguintes empresas: Deutsche Telekom, OHB, Orange, Hisdesat, Telespazio e Thales. Juntas, elas pretendem criar uma constelação de satélites de última geração baseada em uma arquitetura multiórbita, que será interoperável com o ecossistema terrestre.
Esta parceria estabelecerá uma equipe integrada de telecomunicações e espaço europeu de primeira classe entre essas empresas para alavancar a experiência e as capacidades no campo de soluções seguras de comunicações via satélite. O consórcio incentivará start-ups, mid-caps e PMEs a aderirem à parceria, resultando em um setor espacial europeu mais inovador e competitivo, onde novos modelos de negócios surgirão.
A equipe integrada promoverá a colaboração entre todos os intervenientes espaciais europeus em toda a cadeia de valor da conectividade, para permitir a autonomia estratégica da União Europeia (UE) através da prestação de serviços governamentais soberanos, seguros e resilientes para proteger os cidadãos europeus.
A IRIS² fornecerá soluções de conectividade resilientes e seguras aos governos para proteger os cidadãos europeus e fornecerá serviços comerciais no interesse das economias e sociedades europeias. Também reforçará a política de parceria da UE, oferecendo sua infraestrutura no exterior. IRIS² é o novo programa espacial emblemático da UE para uma Europa digital, resiliente e mais segura.
@CAS