IMAGENS: USAF, AFRES e US Army realizam Elephant Walk conjunto (Fotos: USAF). No dia 26 de abril, a 6ª Ala de Reabastecimento Aéreo (6th ARW) da USAF, em estreita colaboração com a 927ª Ala de Reabastecimento Aéreo (927th ARW) do Comando de Reserva da Força Aérea (AFRES) e o 5º Batalhão do 159º Regimento de Aviação do Exército dos EUA (US Army), conduziu a Operação Violent Storm na Base Aérea de MacDill, Flórida, Estados Unidos.
A Operação Violent Storm consistiu em uma “Caminhada do Elefante” (Elephant Walk) realizada por dezoito reabastecedores KC-135R/T Stratotanker e dois helicópteros moderlos UH-60M e HH-60M. Todas aeronaves e as áreas operacionais de MacDill AFB foram preparadas e disponibilizadas por 700 profissionais (técnicos, pilotos, apoio, etc), em menos de seis horas.
Esta foi a primeira vez que a 6ª ARW e a 927ª ARW realizaram um exercício conjunto de grande escala do tipo Elephant Walk.
A Operação Violent Storm foi projetada para adestrar operações conjuntas de manutenção e apoio do serviço ativo e da reserva para lançar o maior número de aeronaves no menor tempo possível.
Apesar de algumas das aeronaves terem mais de 60 anos, o pessoal da MacDill AFB foram capazes de realizar manutenção ininterrupta para garantir a capacidade operacional para a operação. (Fonte: USAF)
Nota RFA: O termo “Elephant Walk” (“Caminhada do Elefante”) remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeiros aliados se reuniam para a decolagem simultânea. Atualmente, esse exercício se tornou uma forma de demonstrar poder e capacidade de combate.
@FFO