Bell apresenta versão 407M para missões especiais. A Bell Helicopter Textron recentemente revelou publicamente o helicóptero de missão especial Bell 407M. A aeronave foi apresentada durante a edição de 2023 da Cúpula de Soluções de Missão da Associação de Aviação do Exército dos Estados Unidos, realizada de 26 a 28 de abril em Nashville, no Tennessee.
A nova versão 407M faz parte da iniciativa “Special Mission Aircraft” da Bell para oferecer ao mercado helicópteros civis multimissão, modificados para uso militar. Essas Aeronaves de Missão Especial são projetadas para países que precisam de uma plataforma eficiente e eficaz para cumprir suas missões defensivas.
“Estamos entusiasmados em apresentar o 407M em uma configuração que pode ser uma solução ideal para muitos. Muitos dos ambientes operacionais militares em todo o mundo exigem uma opção entre plataformas militares e comerciais puras, e as aeronaves de missão especial podem suportar essa flexibilidade”, disse Brian Vollmer, Gerente do Programa Special Mission Aircraft.
A Bell está designando Aeronaves de Missão Especial como configurações “M”, começando com o 407 e está expandindo esta oferta para outras aeronaves civis multifuncionais, incluindo os modelos 412, 429 e 505.
Utilizado os mais modernos aviônicos comerciais e sistemas de missão flexíveis, essas aeronaves poderão ser armadas para missões de reconhecimento, operações especiais, ataque leve, ações antipirataria e outras missões. As aeronaves também podem ser equipadas para apoio de operações de salvamento, evacuação aeromédica, busca e resgate em combate (C-SAR) e ajuda humanitária em desastres.
A aeronave apresentada no evento, o Bell 407GXI matrícula N407VC (c/n 54806), estava configurado com seis estações, display interativo com opções para diversas especificações e capacidades. O Bell 407M trás o legado do Bell OH-58, que contabilizou mais de 750.000 horas de voo em combate, e a plataforma do 407 civil que acumula mais de 6 milhões de horas de voo. (Fonte: Bell Helicopter Textron)
Coincidência ou não, a apresentação do Bell 407M veio poucos dias depois que a Airbus anunciou as novas variantes militares MH-125 Ares e AH-125 Ares, baseadas na plataforma do helicóptero civil H125 (detalhes aqui).
@FFO