Helicópteros MH-60R para a Noruega. Departamento de Estado dos Estados Unido (US DoD) aprovou venda para o governo da Noruega de seis helicópteros multimissão Sikorsky MH-60R Seahawk e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 1 bilhão.
A venda também inclui simuladores de treinamento, peças sobressalentes e de reparo, serviços de suporte técnico e logístico, integração e atividades de teste para os novos helicópteros noruegueses. A venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um aliado da OTAN que é uma força essencial para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.
A Noruega se junta a várias nações europeias que também adquiriram o MH-6O, como Dinamarca, Grécia e Espanha, que também são membros da OTAN. A Índia e a Austrália são outros grandes usuários do MH-60R fora da Europa. Os Seahawk irão substituir o NHI NH90-NFH que hoje operam no 337 Skvadron da Royal Norwegian Air Force (RNoAF) em Bardufoss (ENDU), permitindo que a Noruega fortaleça suas capacidades da Guarda Costeira e de realizar missões secundárias, incluindo reabastecimento vertical e SAR. O principal contratada para este projeto será a Lockheed Martin Rotary and Mission Systems, com sede em Owego, Nova York.
Além de adquirir os helicópteros multimissão MH-60R, a Noruega garantiu os serviços de manutenção dos Lockheed Martin C-130J-30. O US DoD aprovou a compra de serviços de engenharia e manutenção para os quatro C-130J do Bloco 6 até 2028, juntamente com equipamentos relacionados, por um custo estimado de US$ 166 milhões.
Os 4 C-130J da RNoAF que foram adquiridos entre 2008-2012 e operam no 335 Skvadron sediado em Oslo/Gardermoen (ENGM). O contratante principal para este projeto será a Lockheed Martin, com sede em Marietta, GA.
@CAS