Força Aérea Sueca recebe os primeiros Grob G120TP. Durante uma cerimônia em Linköping – Suécia realizada no início de abril, a Força Aérea da Suécia (SwAF – Sweden Air Force) recebeu o seu novo avião de treinamento – o Grob G120TP, designado militarmente como SK40. O avião será utilizado para o treinamento básico dos alunos pilotos da Escola de Aviação.
A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) entregou as três primeiras de um total de 10 aeronaves de treinamento SK40 na Força Aérea. Ele irá substituir os SK 60 em serviço na Força Aérea desde 1967. A escola de voo faz parte da Luftstridsskolan e treina pilotos de caça, pilotos de helicóptero e pilotos de transporte para toda a SwAF. As aeronaves entregues foram matriculadas SK40 40198/98 (ex-D-ETPR), SK40 40199/99 (ex-D-ETPT) e SK40 41200/00 (ex-D-ETPU).
O Grob G 120TP é um avião turboélice de treinamento biplace (lado a lado) acrobático de asa baixa com uma estrutura feita em material composto, construída pela Grob Aircraft. É baseado na aeronave de treinamento Grob G 120A e foi desenvolvido para treinamento de pilotos militares e civis. Possui trem de pouso triciclo retrátil e cauda baixa. Projetado para ser um desenvolvimento adicional do G 120A, o G 120TP transformou-se durante o processo de desenvolvimento em uma aeronave quase nova.
Um novo trem de pouso, um piloto automático e um sistema de ar condicionado, bem como um sistema de oxigênio e uma segunda alavanca de empuxo qualificam a aeronave para a transição para uma aeronave a reação. A certificação de tipo EASA Parte 23 foi concluída em maio de 2013. O primeiro cliente foi a Força Aérea da Indonésia.
“A estreita cooperação entre a Força Aérea, a FMV e o fabricante Grob Aircraft significa que podemos agora, três anos após a decisão do governo sobre as aquisições, dar as boas-vindas a um novo voo escolar para o treinamento básico de voo de nossos pilotos. Isso significa que agora estamos dando um passo para o novo sistema de treinamento de voo militar. Com o SK 40 instalado aqui, temos uma aeronave moderna, confiável e com alta disponibilidade”, afirma o Comandante da SwAF, Major-General Olof Jonas Wikman.
“A todos vocês que trabalharam duro com a introdução do SK 40, quero agradecer calorosamente e o desenvolvimento do novo treinamento de voo já começou. É inspirador ter uma nova aeronave e dará aos nossos alunos as habilidades básicas de voo necessárias para continuar seu treinamento no caminho para se tornar um piloto de caça”, disse a Coronel Anna Siverstig, diretora da Escola de Combate Aéreo.
O pessoal do grupo de introdução, já realizou a instrução de conversão operacional para o SK 40 na fábrica da Grob em Mindelheim, na Alemanha. Neste o outono, os demais instrutores da Escola serão presentados ao SK 40. Além da aeronave, um novo simulador e um CBT, baseado em computador, também estão sendo adquiridos. Os primeiros alunos a serem treinados no SK 40 começarão em agosto do próximo ano.
A desativação dos SK 60 também significa que o atual treinamento de voo será remodelado, e a partir de janeiro de 2024, partes do treinamento serão realizadas na Itália. Os alunos aspirantes a pilotos de caça serão treinados na base aérea de Galatina, e na base aérea de Decimomannu, na Sardenha voando aeronaves M346.
@CAS