Força Aérea Paraguaia interessada no monomotor argentino IA-100. A Força Aérea Paraguaia (FAP) recentemente assinou com a Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA), uma declaração de interesse no avião de treinamento básico IA-100. O Paraguai é a primeira nação estrangeira a demonstrar interesse no programa IA-100, e futuramente poderá ser o primeiro operador internacional dos monomotores argentinos.
A cerimônia da assinatura do documento ocorreu em 18 de abril, e contou com a presença do General do Ar Arturo Javier González Ocampo, Comandante da FAP, e do Eng. Franco Giuggioloni, Vice-Presidente e Gerente Geral da FAdeA. O acordo também é o resultado de uma estreita colaboração entre a empresa aeronáutica argentina e o Gabinete do Adido de Defesa da Argentina no Paraguai, presidido pelo Coronel Jorge Mariano López Stanic e do Embaixador argentino Oscar Peppo.
O projeto IA-100 foi originalmente criado em 2015, com o objetivo de testar as capacidades e materiais em um protótipo de um treinador acrobático de dois lugares, voltado para as necessidades do mercado civil e militar nacional. Em 2016 a FAdeA suspendeu o programa, agora retomado com a construção do novo protótipo.
O monomotor IA-100 é uma aeronave de treino básico militar produzida com materiais compostos, com capacidade para voos acrobáticos. Equipada com um motor a pistão Lycoming AEIO-540-D4A5 de 260 HP, hélice Hartzell de nova geração, um design de cabine espaçoso e climatizado com excelente campo de visão, aviônicos VFR/IFR digitais personalizados para treinamento elementar e primário e uma configuração de assento lado a lado mais uma terceira posição traseira, expandindo sua capacidade operacional.
Fonte: FAdeA
@FFO