Romênia investe US$ 321 milhões na compra de drones turcos TB2. O Ministério da Defesa Nacional da Romênia concedeu um contrato de US$ 321 milhões à empresa de defesa turca Baykar para a compra de um lote de veículos aéreos não tripulados de vigilância, inteligência, reconhecimento e ataque Baykaktar TB2.
Espera-se que os drones sejam entregues em 71ª Base Aérea em Timisoara/Giarmata (LRTR) da Força Aérea Romena que abrigava uma unidade MiG-23, sendo operados por um destacamento do Exército. Hoje existe uma unidade de helicópteros IAR-330M da Força Aérea Romena sediada lá – a Escadrila 712 Elicóptero. Com esta aquisição, a Romênia se torna o terceiro país membro da OTAN a operar o TB2, depois da Turquia e da Polônia.
Essa aquisição faz parte das ambições da Romênia de modificar as Forças Armadas da Romênia até 2040, fornecendo novos equipamentos militares e sistemas de armas que garantam flexibilidade, consciência situacional expandida e maior capacidade ofensiva. Dentro deste escopo, no início deste mês, o presidente romeno Klaus Iohannis disse que Bucareste também estava pensando em comprar F-35A. A aquisição de TB2 e dos F-35 fortalecerá as capacidades defensivas da Romênia e impulsionará seus esforços de modernização militar.
“Os sistemas UAS a serem adquiridos serão destinados às Forças Terrestres da Romênia. Cada sistema inclui seis plataformas aéreas perfazendo um total de 18 drones. O programa envolve ainda a compra de um pacote inicial de apoio logístico, formação de pessoal e equipamento necessários”, disse o Ministério da Defesa em nota.
Os drones também foram exportados para países como Burquina Faso, Ucrânia e Azerbaidjão. Os TB2s são equipados com tecnologia avançada e sensores que fornecem inteligência em tempo real e consciência situacional para as tropas terrestres.
@CAS