UK: drone de ataque Jackal dispara mísseis Thales Martlet. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) conduziu um teste de tiro real envolvendo um pequeno sistema remotamente pilotado desenvolvido pela start-up Flyby Technology. Batizado de Jackal, a aeronave de decolagem e pouso vertical (VTOL – Vertical Take-Off and Landing) foi utilizada para disparar dois LMM (Lightweight Multirole Missiles) Thales Martlet.
O UK MoD só anunciou detalhes deste teste em meados de abril deste ano, mas Flyby confirmou que a atividade de ensaio real foi realizada em outubro passado. “Após a invasão [de fevereiro de 2022] da Ucrânia, a Flyby Technology foi solicitada a informar o Gabinete de Capacidades Rápidas [Rapid Capabilities Office – RCO] da Royal Air Force sobre o novo sistema de drones”, disse a empresa. “A Thales aceitou a oportunidade de trabalhar com a Flyby para ser a primeira a disparar LMM de um drone em voo. Apenas seis semanas após receber a ligação. As equipes combinadas das duas empresas dispararam com sucesso dois LMMs”, disse Flyby.
A empresa construiu dois veículos aéreos no período para apoiar a atividade. Dois mísseis guiados leves foram disparados do Jackal durante um teste apoiado pelo RCO. Liderado pelo executivo-chefe e ex-piloto de caça da RAF Jon Parker, a empresa desenvolveu o Jackal com engenharia, design e suporte de prototipagem das empresas turcas FlyBVLOS Technology e Maxwell Innovations, realizando testes de voo no Reino Unido.
O Flyby identificou uma ampla gama de aplicações potenciais para o que descreve como “drone de ataque”, incluindo “interdição aérea no campo de batalha, apoio aéreo aproximado, envolvimento com helicópteros e tanques, para negar o uso de pistas e estradas”.
“Dada a escala de tempo impressionantemente curta que a equipe levou para entregar o teste inicial, está claro que o Flyby pode ter um futuro empolgante neste setor”, diz o Air Commodore Jez Holmes, chefe do RCO. “A parceria e o suporte da Thales foram excelentes para reduzir as barreiras à entrada de startups inovadoras”, acrescenta.
“Este teste inovador e limitado no tempo provou que tanto a Thales quanto a Flyby podem produzir resultados impressionantes e ágeis quando focadas em um objetivo coletivo e compartilhado”, diz Philip McBride, diretor administrativo da Thales na Irlanda do Norte, onde o Martlet é produzido.
“O futuro da guerra está mudando, e o Jackal faz parte desse futuro como uma verdadeira aeronave de ataque multifuncional”, diz Jon Parker. “Queremos fazer do Jackal um produto emblemático, criando empregos seguros no Reino Unido e contribuindo para um novo futuro para as indústrias aeroespacial e de defesa britânica. A equipe do Jackal está desenvolvendo planos para a produção da capacidade, enquanto a aeronave está passando por outras melhorias e desenvolvimento tático”,
A Empresa está agora procurando parceiros para a fabricação em série no Reino Unido do Jackal. A empresa diz que também recebeu interesse em suas aeronaves VTOL de países como Iraque, Taiwan e Ucrânia.
@CAS