Primeiro Airbus C295W nas cores da Força Aérea Indiana. O primeiro bimotor de transporte militar C295MW da Força Aérea Indiana (AF), deixou o hangar de pintura da Airbus Defense em Sevilha/San Pablo, na Espanha, ostentando a camuflagem completa do seu futuro operador. As imagens da aeronave, número de construção (c/n) 209, foram divulgadas pela fabricante nas suas redes sociais.
Conforme noticiamos em setembro de 2021, o governo da Índia encomendou 56 Airbus C295M, com o objetivo de substituir a envelhecida frota de bimotores Hawker Siddeley HS-748 Avro da IAF, em operação desde a década de 1960.
O acordo prevê que as primeiras 16 aeronaves serão montadas pela Airbus Defense na Espanha, enquanto as 40 restante serão fabricadas pelo consórcio privado Airbus-Tata (Tata Advanced Systems Ltd – TASL), em Vadodara, no estado indiano de Gujarat.
Este é o primeiro programa aeroespacial ‘Make in India’ envolvendo o setor privado indiano, que será responsável desde a fabricação, montagem, testes, entrega e manutenção completa durante todo o ciclo de vida das aeronaves.
O C295MW c/n 209, foi visto pela primeira vez nas instalações da Airbus Defense em maio de 2022. Mais recentemente, no início deste mês de abril, ele realizou os primeiros testes de motor, ainda sem a pintura completa. O voo inaugural do primeiro C295W indiano deverá ocorrer nas próximas semanas.
Pelo acordo, as 10 aeronaves construídas na Espanha serão entregues até 2025, enquanto as aeronaves montadas na Índia serão produzidas ao logo de oito anos.
@FFO