Militares da Armada Argentina recebem treinamento para operações embarcadas. A Armada Argentina realizou o curso operacional de sinaleiro para militares pertencentes às unidades de superfície da Frota Marítima que desempenham funções nas cabines de comando. O adestramento foi realizado no Centro de Instrução e Treinamento da Força Aérea Naval nº 2 (CIFA), localizado na Base Aérea Naval Comandante Espora.
Participaram do treinamento oficiais e suboficiais de diferentes Unidades da Frota Marítima, incluindo o contratorpedeiro ARA “Sarandí” e as corvetas ARA “Robinson”, ARA “Espora” e ARA “Rosales”.
O objetivo foi o treinamento de manobras de pouso, amarração e decolagem de aeronaves nos conveses dessas embarcações. Os oficiais foram instruídos nas funções de FDO (Flight Deck Officer), que é o responsável pela operação e sinalização na aproximação do helicóptero ao convés e, ao mesmo tempo, manter o controle dos “calceros” e “trenqueros”, responsáveis por calçar e amarrar a aeronave no piso do navio.
Já os suboficiais, nas patentes de Segundo, Primeiro e Primeiro Cabos, receberam treinamento teórico e prático para a correta colocação dos calços e amarrações, que mantêm a aeronave segura na cabine de pilotagem.
Para finalizar os cursos ministrados, foi realizado um treinamento prático com a participação de um helicóptero AS-555 SN Fennec do Primeiro Esquadrão Aeronaval de Helicópteros.
Fonte: GM
@FFO