Uganda conclui primeira revisão local de helicópteros Mi-24P. O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, participou de uma cerimônia que marcou a conclusão da primeira revisão de um helicóptero de ataque Mi-24P, realizada por uma nova instalação de manutenção aeronáutica no país. O evento ocorreu em 18 de abril, nas instalações de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) localizadas na Base Aérea de Nakasongola, região central do país.
“A Rússia é parceira de Uganda pelos últimos 100 anos, sem nunca nos prejudicar. Vimos a possibilidade de restabelecer e fortalecer nossos laços com a Rússia por meio dessas instalações de MRO. Vi o potencial de convergência de interesses. Não temos problemas com a Rússia e vice-versa”, disse o presidente Museveni, que inspecionou a primeira aeronave revisada no local.
Em comunicado, a Força de Defesa do Povo de Uganda (UPDF) disse que este foi o primeiro Mi-24 revisado na África Subsaariana. A revisão completa da aeronave foi concluída em 15 meses, em vez dos três anos que levaria caso o helicóptero tivesse sido enviado para a Europa.
Inaugurada pelo presidente Museveni em janeiro de 2022, a instalação MRO Nakasongola é uma cooperação entre a National Enterprise Corporation, uma estatal gerenciada pela UPDF e a ProHeli International Services. As instalações foram construídas ao sul da pista da Base Aérea, e conta com com hangares e uma grande área residencial.
Em seu discurso, Museveni revelou que a ProHeli propôs ampliar a capacidade de MRO em Nakasongola, para realizar a revisão de aeronaves Sukhoi. A UPDF opera uma frota de caças multimissão Sukhoi Su-27, assim como a Eritreia e a Etiópia.
“Há uma grande demanda aqui por helicópteros e aeronaves de asa fixa. Eles precisam de manutenção, precisam de revisão, precisam de modernização. O que é melhor: fazer lá ou aqui?”, disse o presidente, ressaltando que Uganda poderia oferecer serviços de MRO mais acessíveis a outros países africanos.
Fonte: UPDF
@FFO