Uruguai negocia a compra de oito BAE Hawk para a FAU. A empresa americana Falcon Air propôs à Força Aérea Uruguaia (FAU) a compra de 8 caças British Aerospace (BAE) Hawk nas versões 200 (monoplace) e 100 (biplace), com um pacote de treinamento completo e mais de US$ 100 milhões em peças de reposição incluso.
Seriam equipamentos construídos em meados dos anos 90 e com um grau apreciável de manutenção e horas remanescentes. Eles apresentam um motor Adour 951 de desempenho aprimorado (avaliado em 29,00 kN (6.520 lb) de empuxo) que tem até o dobro da vida útil do Adour Mk 871 original.
Hawk 200 e 100 – O Hawk 200 tem 7 hardpoints externos com quatro pilones sob as asas, um pilone sob a fuselagem e estações de mísseis ar-ar nas pontas das asas. A quantidade de pilones permite que ele leve uma boa quantidade de aramas, incluindo mísseis ar-ar, bombas convencionais, anti-pista, antipessoal e contra blindagem leve, foguetes e tanques de combustível externos, além de um canhão Aden de 30 mm com 120 cartuchos.
O Hawk 200 (monoplace) também é equipado com um radar multímodo Northrop Grumman AN/APG-66H, sistema de navegação inercial com giroscópio a laser LINS 300, sensor de dados aéreos e computador de missão. Os sistemas são conectados com um barramento digital duplo MIL-STD-1553B. Um sistema de alerta de radar (RWR) BAE SkyGuardian 200também está incluído.
Já os dois BAE Hawk Mk100 (biplace) apresentam um telêmetro a laser Ferranti, um FLIR Marconi, e também um sistemas de autoproteção (RWR) BAE SkyGuardian e capacidade para empregar dispensadores automáticos ou manuais de Chaff/Flare Vinten.
O pacote inclui 10 assentos ejetáveis Martin Baker Mk.10 com inspeção anual pós-entrega de 5 anos; 3 inspeções de motores pós-entrega de 250, 500 e 750 horas (oito motores ao todo), além de pacote de treinamento completo de 1 a 4 semanas no exterior para pilotos, mecânicos, técnicos aeronáuticos e pessoal de comunicações, bem como equipamentos de operação de solo, bancada de teste e 5.000 peças de reposição.
Opcionalmente também foi oferecido um pacote de enlace de dados (datalink), vídeo e comunicações em tempo real de nível militar, para uso entre aeronaves BAE Hawks e também com aeronaves de apoio e reconhecimento próximo ou estações terrestres e controladores de tráfego aéreo no solo, bem como Centros de Comando, que estejam equipados com datalink. Existe a possibilidade também, mediante convênio, de desenvolver também um glass cockpit (aviônica digital) de 5ª Geração para os Hawks.
A oferta também inclui tarefas de remodelação do hangar para abrigar a manutenção e a logística, custos legais, uma fuselagem e um motor sobressalente. Essa proposta também poderia incluir até 6 aeronaves EMB-312F Tucano ou similares atualizadas, por pouco mais de US$100 milhões. Se for concluído com os dois modelos (Hawk e Tucano), não só equiparia o Esquadrão Aéreo nº 2 – equipado com os A-37B Dragonfly e também reativaria também o Esquadrão Aéreo nº 1, que empregava os IA 58 Pucará, ora desativados.
A oferta inclui os seguintes itens:
Por: Javier Bonilla – Fonte: https://www.defensa.com
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